Frederico de Siqueira Filho assume Telebras com foco em parcerias no governo

O novo presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, tomou posse durante evento realizado em Brasília nesta terça-feira, 23. O executivo indicou foco da empresa em se consolidar como parceira de órgãos de governo, mas também colocou o controle de gastos entre as prioridades.

A cerimônia da posse de Siqueira Filho reuniu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, os secretários do MCom Sônia Faustino e Maximiliano Martinhâo (que também preside o conselho da Telebras) e outras autoridades como o senador Efraim Filho (União Brasil-PB). A breve solenidade pode ser assistida abaixo:

Notícias relacionadas

Ex-Oi Soluções, onde liderava a divisão de negócios governamentais, Siqueira Filho destacou trajetória de mais de 20 anos no setor de telecom. Ele também afirmou ser necessário "resgatar o orgulho da marca Telebras, por entender que somos o melhor provedor de serviços de tecnologia para atender o governo federal, estados e municípios".

Na solenidade, a mensagem foi reiterada pelo ministro Juscelino – que afirmou estar trabalhando no estreitamento de laços com órgãos do governo e estatais como os Correios para "fazer da Telebras a grande parceira do governo federal como um todo".

Neste sentido, o legado detido pela estatal foi destacado pelo novo presidente. O satélite SGDC, rede de fibra de mais de 30 mil km, um data center tier 4 e um parque "sofisticado" de equipamentos instalados foram alguns dos elementos citados. "[Também] somos a estatal que garante as comunicações estratégicas da Defesa Nacional em todo território nacional", relembrou Siqueira Filho.

Outro aspecto indicado foi uma "continuidade" das melhores práticas de gestão e governança. "Controle de gastos e preservação do orçamento também serão prioridades na nossa gestão", sinalizou o novo presidente da Telebras – que em 2022 fechou o ano mais uma vez com prejuízo.

Pernambucano, o novo mandatário da Telebras é filho de Frederico de Siqueira, servidor da antiga Telecomunicações de Pernambuco (Telpe) e que chegou a presidir a estatal do sistema público de telecomunicações. Para assumir o novo posto, Filho encerrou passagem de 21 anos pela Oi.

Perfil

Segundo o ministro Juscelino Filho, o MCom buscava para a estatal "um perfil novo e arrojado" que liderasse um novo momento da companhia. O político afirmou que a retirada da Telebras da lista de privatizações do governo foi uma das primeiras medidas da gestão Lula "justamente por entender a importância que a empresa pode ter no País".

Já Maximiliano Martinhão apontou que a Telebras "pode fazer mais" no apoio à políticas públicas de inclusão digital. Entre as discussões importantes citadas pelo presidente do conselho da estatal estão a da rede privativa do governo federal, um projeto de novo satélite e parcerias para apoio a provedores regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!