Decisão da CVM faz ação da TIM disparar

A TIM informou o mercado logo no início da madrugada desta sexta-feira, 23, que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiu que a Telecom Italia, por meio da sociedade Telco – adquirente do controle indireto da TIM Participações -, tem o dever legal de lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) aos minoritários da companhia. A decisão da CVM provocou uma alta de 29% na TIM Participações ON até o começo desta tarde. A Telecom Italia detém 69,8% da TIM Participações por meio da unidade afiliada TIM Brasil. A Telco, por sua vez, tem 29,5% das ações da Telecom Italia. Estima-se que a oferta poderá custar aos bolsos da Telecom Italia mais de US$ 1 bilhão. A companhia italiana ainda poderá recorrer da decisão.
O entendimento da CVM – que partiu de reclamações dos acionistas da TIM – é de que a operação de entrada da Telefónica no capital da Telecom Italia significou uma mudança indireta do controle da TIM Brasil, sendo assim, caberia, no entendimento da CVM, a OPA aos acionistas minoritários da TIM.
Em abril de 2007, um consórcio formado por Telefónica, pela seguradora Assicurazioni Generali, pela holding da família Benetton Sintonia e pelos bancos Intesa SanPaolo e Mediobanca adquiriram de Pirelli e Sintonia 100% do capital de Olímpia, utilizando-se para tanto da Telco, sociedade italiana por elas detida. "(…) concluímos que de fato o controle da Telecom Itália era efetivamente exercido pela Olímpia e que o referido controle continua sendo exercido pela Telco", diz a CVM em comunicado tornado público pela TIM.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!