A falta de controle de garantia de receita por parte das operadoras de telefonia celular para seus serviços de valor adicionado (SVAs) gera perdas que variam entre 2% e 5% da receita total com esses produtos. A estimativa é do gerente de marketing e vendas da consultoria WeDo, Nuno Periquito. ?Embora a voz ainda seja a maior fonte de renda das operadoras celulares, os serviços de dados têm crescido e agora é preciso preparar mecanismos de garantia de receita para eles?, aconselhou o executivo.
Segundo o gerente da WeDo, uma das principais razões para a perda de receita é a dificuldade dos sistemas de billing atuais de gerenciar uma quantidade cada vez maior e mais complexa de contratos que as operadoras firmam com provedores de conteúdo, agregadores e integradores. ?Cada contrato tem características diferentes e os modelos de negócio são variados. Há compartilhamento de receita, cobrança por assinatura, por tráfego etc?, lembra.
O lançamento apressado de novos SVAs para acompanhar ou mesmo sair à frente da concorrência também propicia falhas no billing, provocando perda de receita.
Solução
Uma possível solução para reduzir as perdas seria a limitação de compra de SVAs. Mas o executivo adverte: essa saída pode, na verdade, reduzir receitas e deixar o cliente insatisfeito. O melhor é mesmo monitorar toda a cadeia de receita, implementar processos freqüentes e sistemáticos de detecção de falhas e, dentro do possível, uniformizar ao máximo os contratos com os parceiros.
Segundo o executivo, algumas operadoras celulares do Brasil já adotam medidas para garantia de receita em SVAs.
O gerente da WeDo participou nesta terça-feira, 22, do evento ?Fraud and Revenue Assurance ? Latin America?, realizado no Rio de Janeiro.