Sistema tributário brasileiro dificulta adoção de carrier billing para bens físicos

O sistema tributário brasileiro é o maior obstáculo para a adoção do carrier billing como forma de pagamento na compra de mercadorias físicas no Brasil. O grande problema está no ICMS, imposto estadual cobrado sobre serviços de telecomunicações cuja alíquota média gira em torno de 30% e que representa hoje uma parcela significativa da receita dos estados brasileiros.

"Há estados que quebrariam se o ICMS sobre telecom fosse reduzido. Em alguns deles é mais da metade da arrecadação. No Rio de Janeiro, telecomunicações e energia respondem por 78% da arrecadação estadual", disse Rafael Pellon, consultor do MEF e sócio do escritório FAS Advogados, durante painel no Forum Mobile+, nesta terça-feira, 22, em São Paulo.

Outro complicador é o fato de o ICMS sobre pré-pago ser cobrado antes da utilização do serviço. Quando o cliente compra o crédito para a sua linha, o imposto é recolhido. Desta forma, mesmo se porventura o assinante não vier a consumir aqueles créditos, o imposto já está pago. Se eventualmente ele utilizasse o crédito para a compra de uma mercadoria física, como seria a compensação tributária dessa operação entre as partes envolvidas?

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!