Consolidação entre Alcatel e Lucent deve começar no Brasil em julho

O processo de incorporação da Lucent pela Alcatel deverá começar no Brasil só em julho. Por enquanto, o trâmite para a consolidação ocorre nos Estados Unidos e Europa, com avaliação dos órgãos reguladores e de defesa da concorrência, embora no Brasil o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também tenha que estudar os reflexos para a concorrência – até o momento, porém, o assunto não consta na agenda do órgão. A Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos já avaliou a questão, segundo comunicado enviado pela Lucent à SEC, comissão de valores mobiliários norte-americana. No Brasil, nem mesmo as empresas tomaram qualquer iniciativa formal em relação à incorporação, a não ser a criação de grupos de estudo que ajudarão a conduzir o processo entre as duas partes. Por enquanto, cada uma segue com suas atividades.
?Não modificou nada no dia-a-dia das empresas no mundo inteiro?, garante o presidente da Alcatel, Jonio Foigel. ?Ainda competimos, porque não parou o processo. Continuamos trabalhando como empresas independentes.? Segundo o executivo, isto é necessário porque sempre há o risco de a incorporação ser recusada.
A reunião do conselho de administração da Alcatel está marcada para 7 de setembro. A da Lucent será no mesmo mês, mas a data ainda não foi fixada publicamente.

Notícias relacionadas
O negócio de aproximadamente US$ 14 bilhões permitirá que a empresa francesa usufrua da forte posição que a Lucent tem em CDMA, em que a Alcatel não trabalha, e em serviços, onde sua participação é pequena, admite Foigel. A expectativa do executivo é de que os quadros das duas empresas não sejam muito afetados em relação a demissões, pois as unidades são muito complementares no País. Do total global de empregados serão dispensados 10%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!