CE investiga Telefónica por prática anticompetitiva

A Comissão Européia (CE) divulgou nesta quarta, 22, a abertura de uma investigação contra a espanhola Telefónica por entender que a operadora tem abusado de sua posição dominante no mercado, pressionando as margens do mercado de acesso banda larga na Espanha desde 2001. De acordo com o memorando divulgado pela CE, a Comissão já enviou à Telefónica um ?Statement of Objections? em que explica os motivos que levaram a Comissão a abrir a investigação e ressalta que o envio deste documento não ?implica que a companhia em questão seja necessariamente culpada de quebrar as regras antitruste? da União Européia (UE). A operadora espanhola tem dois meses para contestar a análise preliminar da CE e só então a Comissão dará seu parecer final, que pode resultar em multa por comportamento anticompetitivo.
Ainda segundo o documento, no estágio atual das investigações a avaliação da CE revela que desde 2001 a diferença dos preços atacadistas que a Telefónica pratica com seus concorrentes pelos serviços de banda larga e as tarifas de acesso em banda larga para seus consumidores têm sido insuficientes para cobrir o custo da própria Telefónica pelo fornecimento desses serviços no varejo. ?Isso significa que a Telefónica teria incorrido em perdas substanciais se tivesse de pagar as tarifas de atacado que vêm sendo impostas a suas concorrentes?, detalha o memorando, acrescentando que os preços da banda larga para o varejo na Espanha são altos e bem acima da média praticada na UE.
O unbundling do acesso local foi implementado na Espanha no final de 2004, mas, de acordo com a CE, é uma alternativa economicamente inviável porque as novas entrantes não conseguem, nas bases dos preços de atacado da Telefónica, replicar os preços praticados no varejo pela incumbent espanhola.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!