De olho no potencial do crescimento do serviço de voz sobre IP, a D-Link e a Tellfree decidiram apostar num novo serviço, o aluguel de equipamentos de infra-estrutura. As duas empresas desenvolveram um acordo comercial e até janeiro deverão lançar o serviço. O equipamento, batizado de DVG 1402S, já foi certificado pela Anatel. O objetivo das empresas é atender o mercado residencial e empresas de todos os portes. As empresas prometem atenção especial às PMEs, de modo a tentar derrubar as barreiras que o segmento encontra em relação ao acesso a VoIP e custo de produção, disse o gerente comercial da Tellfree para o Brasil, Fábio Sulzbacher.
O aluguel de equipamentos é baseado numa metodologia desenvolvida pela D-Link e Tellfree. Para descobrir quais são as necessidades do cliente, independentemente de seu porte, as duas empresas criaram um check list que faz uma análise em relação a vários itens, como infra-estrutura disponível e provedor contratado. Um diagnóstico localiza o problema e depois o cliente pode decidir se quer um equipamento assistido localmente, com garantia de nível de serviço (SLA).
José Walfrid, gerente de telco da D-Link para o Brasil, disse que se analisa também as seis últimas contas telefônicas do usuário para mensurar seus gastos com todos os tipos de ligações. Assim, é possível propor-lhe uma solução com pacote de minutos adequado. Com a economia obtida, em 18 meses o cliente poderá pagar o aluguel do equipamento e ainda poupar mais, garante Walfrid.
Walfrid disse que lançará outro equipamento, também em janeiro, com duas portas para VoIP, com funcionalidade em banda larga via ADSL e redundância para cable modem, quatro saídas de WAN (rede remota) e Wi-Fi. Através da banda larga, poderão ser suportados serviços de triple play.
A Tellfree está presente em 180 cidades com 38 pontos de presença (POPs), numeração e tarifa de chamada local, por R$ 0,13/minuto falado. O custo para as demais localidades é de R$ 0,25/minuto falado. As ligações entre clientes da empresa são grátis. Até janeiro próximo, sua numeração se estenderá para 240 cidades, com mais 30 POPs. A empresa registrou uma receita de R$ 3,2 milhões em 2006, com plataforma que suporta um tráfego equivalente a 24 mil linhas simultaneamente. A expectativa da direção da empresa é arrecadar R$ 38,4 milhões este ano. Sua carteira conta com 8 mil clientes, 90% dos quais são corporativos, e quase 100 mil linhas (portas) instaladas. Já a D-Link, que entrou para a área de VoIP em 2006, garante que é a segunda no ranking de equipamentos para VoIP, atrás apenas da Cisco.