Brisanet defende espaço para regionais no leilão de 5G

José Roberto Nogueira, fundador da BrisaNet. Foto: Marcelo Kahn

(Atualizada às 14:00) A Brisanet, uma das principais provedoras regionais do país, apoia a formatação dada pelo conselheiro Vicente Aquino para o edital de 5G. Para a empresa, atenção que está sendo dada na proposta para os ISPs, ao reservar faixas e blocos regionais para novos entrantes, é essencial para assegurar um ambiente competitivo também no 5G. Segundo José Roberto Nogueira, presidente e fundador da Brisanet, a própria empresa se empenhou em mostrar para a Anatel, inclusive nos workshops realizados pelo conselheiro Vicente Aquino, a importância desse espaço. "Parecia haver  um direcionamento (do edital) para poucas operadoras, as tradicionais. O que a gente fez foi trabalhar e mostrar que temos competência e possibilidade de construir essa rede também. Para operadores muito pequenos talvez seja difícil, mas existem players regionais que certamente terão disposição e condições de entrar no 5G", diz ele, já se apresentando como um dos interessados. "Nós defendemos que seja uma faixa, de 50 MHz, para o mercado regional, com muitas obrigações de cobertura. Garanto que a gente não vai desperdiçar essas frequências", coloca. "No 5G a nossa proposta é que haja um atendimento de 70% das pequenas cidades em cinco anos. E se não fizer a Anatel tem que tomar a frequência de volta", desafia o empresário. 

Quando questionado sobre o fato de operadores regionais não terem conseguido viabilizar as faixas de 2,5 GHz para 4G, Nogueira explica que o contexto era diferente. "Ali, as faixas foram compradas para a banda larga fixa. E a tecnologia para isso não tinha escala nem era competitiva com a fibra. Foi mais barato atender aquelas cidades com FTTH do que esperar uma solução em 2,5 GHz. O que aconteceu é que com um terço do valor ele conseguia fazer um FTTH com 10 vezes mais capacidade. De fato (os pequenos operadores) ficaram devendo o uso daquela tecnologia, mas os preços dos equipamentos inviabilizaram para acesso fixo TDD". 

Mas no 5G, diz Nogueira, os pequenos e médios entrantes terão a mesma escala e preço de equipamento todos os operadores, rebate. Para Nogueira, se a Anatel mantivesse a previsão de apenas três blocos nacionais de 100 MHz para a faixa de 3,5 GHz, haveria uso ineficiente da faixa. "Se for assim, em 10 anos teremos boa parte das cidades sem 5G, como acontece hoje com o 4G. E tem muitos casos em que o 4G chega sem fibra nas torres, e com pouca cobertura. Isso estamos falando quase 10 anos depois do leilão".

Notícias relacionadas

Para o presidente da Brisanet, o diferencial dos provedores regionais é justamente a capacidade de prover backhaul e backbone a esta rede 5G. "O 5G vai chegar onde a fibra estiver. E não haverá cidade no Brasil sem fibra no final de 2023. E a maior parte (da cobertura) será dos pequenos provedores. Fora as 1 mil maiores cidades, quem estará presente com fibra no restante do Brasil são os pequenos e médios. Já existem hoje mais de 100 provedores de médio porte focados em backbone. Já temos provedores entregando mega a menos de R$ 5. Tem até distrito sendo atendido por fibra". E completa: "se um dia tivessem restringido a tecnologia de FTTH às teles, hoje não teríamos o mercado de provedores fibra que temos no Brasil".

José Roberto Nogueira defende também a reserva que a Anatel está fazendo na faixa de 2,6 GHz. "Esta capacidade que está sendo reservada, de 1,6 GHz, poderá permitir o acesso a uma grande quantidade de pessoas, mas a questão da cobertura é desafiadora e as aplicações não estão maduras ainda, mas pode atrair muitos entrantes novos. É preciso esperar, não precisa ter pressa agora. É uma faixa para 2025, por isso é importante manter essa reserva ", diz.

Planos

Sobre os planos da própria empresa, José Roberto Nogueira não esconde a intenção de participar da licitação de 5G. "Já temos um plano de investimento bem definido com condições de atender a área em que estamos, o Nordeste, de forma muito mais rápida e surpreendendo o mercado. A nossa sugestão é que haja um grande compromisso de abrangência. Queremos participar do leilão para mostrar que temos um diferencial. Mesmo que só a gente venha a participar, já será um recado para considerar novos operadores. Seremos um exemplo do que um operador regional pode fazer", diz. Ele garante que vai viabilizar  a construção de 5G nas regiões mais pobres do país. "Vamos entrar sozinhos, não em grupo. Mas um dos modelos previstos é agregar centenas de pequenos provedores ao projeto depois, mas não posso dar muitos detalhes ainda", diz, indicando que a Brisanet pensa em atuar como operador de rede para outros provedores menores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!