As grandes operadoras americanas de telefonia e de TV cabo estão dificultando o uso da internet para chamadas telefônicas ou download de arquivos de vídeo, de acordo com notícia veiculada hoje (20/10) pelo The Wall Street Journal.
A medida, segundo as empresas, visa coibir o excesso de compartilhamento de arquivos que reduz a velocidade das redes e prejudica outros usos da internet. Elas alegam que os usuários estão abusando do uso de banda para a transferência de arquivos e ocupando espaço demais na rede e tornando os serviços mais lentos.
A Verizon e Vodafone, por exemplo, estipulam em contrato que os clientes não podem usar o acesso em banda larga para chamadas telefônicas pela internet, enquanto as operadoras de TV a cabo estão utilizando ferramentas tecnológicas para limitar a velocidade com que um usuário pode trocar arquivos de vídeo. O jornal informa que os fornecedores de equipamentos, por sua vez, estão distribuindo software às operadoras que podem monitorar e bloquear aplicativos de telefonia pela web, transmissão de vídeos e download de fotos.
Os críticos dessas medidas dizem que as operadoras querem, na realidade, restringir a concorrência de empresas de telefonia pela web menores como a Skype e a Vonage.