A Telefônica implementou com sucesso um projeto de combate à fraude em telefones públicos (TUP) entre novembro de 2003 e maio de 2004. A iniciativa gerará uma economia superior a R$ 22 milhões por ano para a operadora. A principal perda de receita estava em chamadas de longa distância feitas pelos fraudadores. Os dados foram apresentados em palestra do diretor de inteligência de negócios da Telefônica, Peter Jacobs, durante o seminário ?Revenue Assurance & Fraud Management in Telecom?, realizado nesta terça-feira, 21, no Rio de Janeiro.
Entre as ações que compuseram o projeto estão: a centralização do controle do tráfego dos TUPs; a implementação de um sistema de validação a cada etapa da ligação telefônica; a implementação de um processo anti-tapping; a mudança para o método de discagem decádico em 35 mil TUPs.
?Quem perde com a fraude são os bons pagadores. Essa iniciativa é boa para a sociedade e para os acionistas?, disse Jacobs. Em sua palestra, o executivo apresentou gráficos que demonstram ter havido uma redução de 80% na fraude em ligações de longa distância em telefones públicos entre novembro de 2003 e agosto de 2004. Mais tarde, porém, o executivo afirmou que essa redução seria referente apenas ao segmento de TUPs em penitenciárias.
Combate à fraude