Banda larga móvel cresce 35% no mundo no segundo trimestre

Já são 2,4 bilhões de acessos de banda larga móvel no mundo, segundo levantamento Mobility Report da Ericsson, referente ao segundo trimestre deste ano e divulgado nesta quinta, 21. Foi um aumento de 140 milhões no período, ou um crescimento de 35% no comparativo com o mesmo trimestre em 2013.

Notícias relacionadas
As tecnologias de terceira geração (WCDMA e HSPA) aumentaram 70 milhões de acessos, enquanto o LTE saiu de 40 milhões no ano passado para 280 milhões neste ano. O total de acessos compatíveis com GSM aumentou 90 milhões, enquanto os exclusivamente GSM aumentaram 40 milhões. Segundo dados da Anatel, o Brasil aumentou mais de 14 milhões de acessos no trimestre.

O total de banda larga representa 35,3% do total de 6,8 bilhões de conexões móveis no planeta (crescimento anual de 6%, mas praticamente estável em relação ao primeiro trimestre do ano), embora a companhia considere que o número de 4,6 bilhões de usuários, já que há muitas pessoas que possuem mais de um SIMcard. A penetração global foi de 94% no período, enquanto na América Latina foi de 116%, ou 720 milhões de acessos de telefonia móvel. No período, o Brasil registrou 275,7 milhões: 4,05% do total global e 38,3% de todo o mercado latino-americano.

O levantamento aponta que foram 80 milhões de novos acessos durante o segundo trimestre, sendo que 12 milhões foram na China, 5 milhões na Rússia e na Índia (cada) e 4 milhões na Indonésia. No mesmo período, novamente considerando dados da Anatel, o Brasil cresceu 2,123 milhões de acessos totais. As regiões com maiores crescimentos foram Ásia/Pacífico (exceto China, que sozinha tem 12 milhões; e Índia, com 5 milhões) e África, cada uma com 20 milhões de novas conexões. Na América Latina, o estudo da companhia registrou 4 milhões de novos acessos

Houve também um aumento de tráfego móvel de 60% no comparativo anual, finalizando junho com 2,5 mil petabytes mensais de dados. Além disso, o estudo da Ericsson mostra que no trimestre foram vendidos 300 milhões de smartphones, mais de 65% do total de celulares vendidos no período (no ano passado, esse percentual era de 55%). De todos os acessos móveis, 35% eram de smartphones, mesmo percentual do primeiro trimestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!