SC CapRock integra Starlink e Nokia em redes privativas no Brasil

Antena da Starlink. Foto: Divulgação/Starlink

A SC CapRock, empresa do grupo Speedcast que oferece serviços de comunicações críticas, vai integrar tecnologias da Starlink e da Nokia na oferta de serviços de redes privativas LTE em regiões remotas do Brasil.

Isso significa que a Nokia Digital Automation Cloud (NDAC), uma plataforma avançada de redes sem fio (LTE e 5G) para o segmento corporativo, poderá ser alimentada por satélites de baixa órbita do grupo da SpaceX. A promessa é de que a integração das ferramentas de redes privativas da Nokia com a conectividade da Starlink torne o processo de expansão do sinal de cobertura em algo mais simples.

De acordo com a SC CapRock, a implementação será feita por meio de estações rádio base portáteis, que utilizarão a rede de satélite como um link de conexão para enviar os dados de volta a um núcleo DAC sem fio privado já existente.

Notícias relacionadas

Na prática, as empresas afirmam que esse tipo de abordagem deve trazer vantagens significativas para locais remotos, pois elimina a necessidade de instalação de um novo núcleo sem fio privado, novas torres e um sistema de energia adicional. De acordo com André Gustavo Sant'Anna (country manager da SC CapRock no Brasil), a integração visa atender às demandas crescentes dos setores de agronegócio, energia e mineração por redes privativas.

Juntas, as empresas SC CapRock e Nokia já executaram uma rede LTE privada para a Origem Energia conectar usinas de gás natural e poços associados de energia, em cidades dos estados de Alagoas e Bahia. 

"Esse acordo é focado nas aplicações de missão crítica em localidades remotas do Brasil ainda não atendidas. As aplicações de missão crítica demandam uma conectividade de baixa latência (até 100ms). A associação entre a rede LTE privada NDAC (Nokia Digital Automation Cloud) com a Starlink viabiliza esse requerimento e vai ampliar a cobertura para nossos clientes", disse Sant'Anna.

Números

A Nokia já implantou redes de missão crítica para mais de 2.600 clientes empresariais nos segmentos de transporte, energia, indústrias, nuvem e setor público em todo o mundo. Ao todo, a empresa também atende, globalmente, 595 clientes privados sem fio. Já a Speedcast atende a mais de 3.200 clientes em mais de 140 países, segundo dados da empresa. A dupla tem desde 2020 um contrato de longo prazo para implantar tecnologias de rede sem fio privativa entre clientes corporativos de mineração e energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!