Bradesco lança app de carteira digital

[Atualizada às 18h]

Notícias relacionadas
O Bradesco lançou nesta segunda, 21, o serviço de carteira digital para iOS e Android, o b.wallet, que permite realizar com o smartphone compras com cartões de crédito e débito do banco utilizando a bandeira Visa. O sistema exige que o usuário tenha pacote de dados móveis.

Funciona da seguinte forma: na hora de realizar o pagamento, o cliente deve pedir a opção de pagamento com o número do celular. O atendente digita na máquina de cartão (POS) comum o número com DDD e o valor da transação. Os dados da compra são enviados ao dispositivo do consumidor que, então, autoriza a transação colocando a senha do cartão no próprio smartphone. O comprovante é salvo automaticamente no app.

A superintendente executiva do Bradesco, Rita Maria Castro Barreiro Fernandes, explica que o sistema foi desenvolvido ao longo de dois anos, sendo quatro meses de testes. O tempo necessário para conclusão de uma transação, que neste caso adiciona mais uma etapa a processo (a comunicação com o celular do cliente), por exemplo, foi diminuído ao longo dos testes. "É um pouco mais demorada (a transação), mas a gente foi olhando e tirando (o delay) e chegamos ao tempo desejado", afirma.

Nesse período de testes, a instituição conseguiu uma base composta na maioria por aparelhos com Android (63%), com o iOS com o restante (37%). "Percebemos que, sem divulgação, tivemos uma boa quantidade de downloads do app e o ticket médio foi 40% maior do que o com transação de cartão físico", declara.

O b.wallet necessita de cadastro (realizado pelo próprio dispositivo) com as informações dos cartões físicos do banco. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store.

Operadoras

Da parte dos POS, o recurso está restrito aos estabelecimentos que usam as operadoras Claro, Vivo e TIM para a função de crédito, enquanto as duas últimas permitem também a função de débito. De acordo com a executiva, a bandeira Cielo está preparando uma plataforma multioperadora que permitirá maior abrangência. "Até o final do ano a gente termina com esse tipo de particularidade", diz. "Vai entrar a Oi também, e cartões de débito para outras (operadoras)."

Para ativar o recurso via NFC, entretanto, a empresa precisa negociar com cada tele por conta da plataforma adotada. Rita diz que as conversas já foram iniciadas, lembrando que o banco conta com uma solução semelhante em um projeto-piloto com a Claro em Ribeirão Preto (SP).

Ampliar o leque de bandeiras aceitas também é um objetivo. Todos os estabelecimentos comerciais da Cielo que aceitam cartões do Bradesco com a bandeira Visa estão aptos a aceitar o aplicativo como forma de pagamento. O banco promete ainda o recurso em breve para cartões das bandeiras Elo, Amex e Mastercard. "Um de nossos objetivos é a substituição do dinheiro", garante a executiva.

Para o futuro

Por enquanto, o serviço não funciona com comunicação por proximidade de campo (NFC), mas por uma comunicação da bandeira com o aparelho do usuário. Isso deverá mudar até o primeiro trimestre de 2015, quando o recurso deverá ser implantado no app (compatível com os smartphones que possuam tal tecnologia). "Esse é o nosso grande objetivo", diz Rita, ressaltando a facilidade da transação com o NFC.

O Bradesco estuda novos incentivos para que o usuário adote a plataforma móvel. "Nosso desejo é que o b.wallet seja o centro de relacionamento do cliente com cartões do Bradesco, então teremos serviços além da compra", diz ela, referindo-se também a programas de fidelidade e mais informações sobre os gastos. Rita acredita que essas adições sejam implantadas em 2015, "mas pode ser até antes".


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!