A operadora japonesa NTT Docomo vai implantar o 5G AirScale Open RAN da Nokia na rede comercial, cujo sistema promete simplificar aplicação em redes móveis multibanda. O anúncio veio junto da notícia de que ambas as companhias vão construir redes abertas e interoperáveis. Com a solução, a principal empresa de telefonia móvel do Japão espera avançar com a estratégia de múltiplos fornecedores.
Na prática, isso significa que haverá a possibilidade de conexão com unidades de rádio (RU) abertas de outros fornecedores. Além disso, o portfólio AirScale de baixo consumo energético da Nokia deve ser uma das ferramentas para que a Docomo siga adiante com metas de sustentabilidade, além de reduzir custos operacionais.
"A parceria com Docomo é um exemplo da abordagem anyRAN da Nokia, que visa construir redes de acesso via rádio preparadas para o futuro, juntamente com um ecossistema de parceiros industriais para desbloquear vantagens colaborativas", disse a Nokia em comunicado.
Detalhes
O Nokia anyRAN foi projetado para oferecer às operadoras móveis e às empresas maior flexibilidade na construção de redes que combinem ambientes específicos, híbridos e Cloud RAN com software comum. As soluções de banda base da Nokia podem ser combinadas com rádios de terceiros e da própria marca.
"A solução AirScale 5G Baseband compatível com O-RAN da Nokia é extremamente competitiva e pode ser conectada a qualquer O-RU na rede comercial 5G da NTT Docomo", explicou o gerente geral do escritório de promoção de tecnologia de rede de acesso por rádio da NTT, Masafumi Masuda.