Uma pesquisa da DocuSign e do Sebrae-SP sobre o estado de digitalização dentro das micro e pequenas empresas (MPEs) foi divulgada nesta sexta-feira, 20, apontando que 53% do contingente ainda precisa incorporar a digitalização no planejamento.
O estudo revelou a percepção dos empreendedores brasileiros frente à transformação digital, além de analisar o grau de maturidade de processos. Entre os entrevistados, 96% das MPEs entrevistadas consideram a transformação digital importante para seu segmento e porte.
Em paralelo, apenas 10% das micro e pequenas empresas nasceram digitais, com foco em tecnologia. Mesmo pequeno, o número seria reflexo da pandemia, quando produtos e serviços precisaram ser adaptados para atender necessidades de consumo remotas.
"Após o período pandêmico, a digitalização se tornou um caminho sem volta", ressaltou Richard Hudson, vice-presidente de vendas, DocuSign.
O marco também impulsionou o crescimento do trabalho remoto: 49% das empresas dizem que já operam de forma híbrida, enquanto 17% atuam exclusivamente online.
Realizado entre o primeiro e segundo semestres de 2023, o estudo entrevistou 1.061 participantes, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), de todas as regiões do País.
"No Brasil, 29,5% do PIB resulta das atividades de MPEs. Atualmente, 8,1 milhões de MPEs geram 52% dos empregos no país, sem contar 12,7 milhões de MEIs", afirma a DocuSign. "É uma faixa de empresas cuja atividade produtiva é muito importante para a economia, gerando emprego e renda. A tendência de digitalização é um dos desafios que as MPEs enfrentam, em especial a gestão de seus contratos".