Anatel abre consulta sobre banda VHF/UHF após pedido de constelação da E-Space

A Anatel abriu nesta quinta-feira, 20, consulta pública sobre o direito de exploração de satélite estrangeiro referente à constelação Semaphore, na faixa de frequências de 340 a 370 MHz (enlace de subida) e 267 a 297 MHz (enlace de descida).

O órgão foi motivado a abrir o processo após pedido associado às faixas da Banda UHF submetido pela empresa E-Space Holding, interessada na exploração dessas frequências para uso de sistemas móveis por satélite no Brasil. As contribuições para a consulta serão recebidas até o dia 4 de agosto.

A Anatel quer que as contribuições apresentadas na Consulta Pública tratem dos limites ou condições que possam se aplicar aos Direitos de Exploração de Satélite a serem conferidos, de forma a garantir a ampla e justa competição e o acesso por diferentes agentes econômicos ao mercado, respeitado o arcabouço regulatório vigente e larguras de faixa mínima necessárias.

Notícias relacionadas

A agência explica que o sistema Semaphore da E-Space Holding é uma constelação de grande porte de satélites não-geoestacionários associada ao serviço móvel por satélite, composta por cerca de 10 mil satélites com cobertura em todo o território brasileiro, nas faixas de frequências de VHF/UHF, utilizando estações terrenas com antenas não direcionais. A agência reguladora também lembrou que novos sistemas de satélites não-geoestacionários, em especial aqueles de grande porte, com milhares de satélites, podem dificultar ou inviabilizar a implantação de novas redes.

Dessa forma, a convivência entre diferentes sistemas móveis por satélite operando nas mesmas faixas (convivência co-canal), cobrindo as mesmas regiões e com estações terrenas que façam uso de antenas não direcionais, sem capacidade para manter o apontamento para o satélite correspondente à sua rede, pode ser complexa ou até inviável em alguns casos, lembra a agência.

A operadora E-Space informou a este noticiário que "o sistema de satélite Semaphore fornecerá conectividade contínua, segura e de baixa latência para seus terminais de usuário. Alega que esta combinação resulta em mais velocidade e melhor acesso à conectividade do que o típico operador de serviço de satélite IoT, tendo aplicações em logística de rastreamento, segurança, emergência, entre outros". A previsão de entrada em operação da constelação é no terceiro trimestre de 2024.

Em nota enviada a este noticiário, Amy Mehlman, VP de assuntos globais e relação com investidores da E-Space, também afirmou:

"A E-Space está muito entusiasmada com a oportunidade de ajudar o Brasil a obter um tipo completamente novo e inovador de sistema de comunicações que fornecerá conectividade para a Internet das Coisas (IoT) impulsionada pelo espaço. Nosso sistema permitirá que os brasileiros em todo o país obtenham inteligência a partir do espaço e desenvolvam serviços enriquecidos de conectividade para cidades inteligentes, agricultura, logística, infraestrutura crítica e muito mais.

A Consulta Pública de hoje, que faz parte do processo regulatório da ANATEL, aproxima o Brasil de uma infraestrutura tecnológica especializada, inovadora e avançada. Esperamos ansiosamente a conclusão bem-sucedida desta consulta para tornar o espaço acessível e disponível para o país e o povo do Brasil".

A empresa

A E-Space Brazil Holdings, representante legal indicada pela operadora de satélites E-Space Africa Limited, se apresenta como um novo player do setor de satélites que está chegando ao mercado. Ela já chega com uma proposta diferente: de estabelecer uma constelação de órbita baixa (LEO) que não apenas seja mais resiliente como ainda lide com o problema do lixo espacial e possa ser considerada "sustentável".

Isso porque o design dos aparelhos traz a configuração de tentar "driblar" os detritos no espaço, e, em caso de colisão, consegue ter o descarte de forma inteligente para não gerar ainda mais sucata em órbita. A e-space foi criada por Greg Wyler, um dos pioneiros do mercado de satélites de órbita baixa e fundador (já sem nenhum vínculo) da OneWeb.

No Congresso Latinoamericano de Satélite, realizada pelo TELETIME em 2022, Amy Mehlman disse que o objetivo da empresas é proporcionar uma cobertura global e de disponibilidade alta, com topologia de segurança zero-trust e sistema contra falhas. "Há muitos detritos, milhões de pedaços que sabemos que a ESA [Agência Espacial Europeia] e outras agências tentaram quantificar. Sabemos que tem pedaços atingindo o [telescópio] Hubble.", argumentou ela durante sua participação no evento.

Na ocasião, ela também destacou que o Brasil e a America Latina são bem importantes, citando como oportunidades a cobertura para o setor energético como exemplo, mas sem adiantar nenhum acordo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!