Estádios optam por ter Wi-Fi próprio e teles ficam sem offload do 3G

Em seis dos 12 estádios da Copa do Mundo, as teles não poderão contar com o recurso das redes de Wi-Fi para o offload do tráfego, ou seja, aliviar a demanda pelas redes 3G e 4G. Nesses estádios, os administradores não permitiram que as teles instalassem as antenas porque querem eles próprios fazê-lo (e vender os serviços às próprias teles).

Notícias relacionadas
São eles: o Itaquerão, em São Paulo; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena da Baixada, em Curitiba; Arena Pernambuco, em Recife; Castelão, em Fortaleza; e Arena das Dunas, em Natal. De acordo com o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, é provável que esses estádios usem a rede Wi-Fi de forma "comercial", ou seja, vão cobrar dos usuários.

Mas a falta da rede Wi-Fi não é o único problema de cobertura que as teles enfrentam nas arenas. Especialmente em São Paulo e em Curitiba, já é certo que não haverá tempo hábil para a fase de testes da rede. "Em Curitiba e em São Paulo, ainda que a gente trabalhe todo o tempo que nos for permitido, não teremos tempo para fazer os testes necessários", afirma o presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente.

O que contribuiu para que a instalação dessa infraestrutura esteja sendo feita em cima da hora foi o impasse entre os administradores e as teles sobre o aluguel de espaço para a instalação das antenas. O presidente da Claro, Carlos Zenteno, fez um "chamado" para que essa questão seja superada. "Temos que deixar de lado o negócio de aluguel dos estádios. Faço um chamado para que possamos instalar os equipamentos o quanto antes”, disse ele.

Além disso, no caso dos estádios mais críticos (São Paulo e Curitiba), as teles não puderam entrar antes porque as obras como um todo atrasaram. Os executivos participaram de audiência pública no Senado Federal para discutir qualidade dos serviços de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!