Reunião do Gired vai tratar de conversores e campanha publicitária

O presidente do Gired (grupo responsável pela implementação da TV Digital), Rodrigo Zerbone, confirmou que na próxima reunião do grupo serão discutidas as especificações definidas servirão como base para que sejam abertas as chamadas de propostas (RFP) para os receptores de TV digital que serão distribuídos aos beneficiários do Bolsa Família, conforme antecipou no começo da semana este noticiário. Zerbone também disse que serão cotados ainda as antenas externas e filtros, que também serão distribuídos.

Conforme revelou este noticiário, serão abertas cotações para quatro tipos de conversores. Um com as especificações recomendadas pelos radiodifusores comerciais, outro com as especificações recomendadas pelas empresas de telecomunicações e dois com as especificações das emissoras do campo público e do próprio governo.  A essas propostas serão ainda incluídas variações que envolvem o canal de retorno das caixas.

Notícias relacionadas

As definições sobre o número de RFP sairão da reunião do grupo, que acontece na próxima quarta-feira, 25. Zerbone antecipou que, para antenas e filtros, pelo menos três opções serão cotadas. Para os conversores, há a definição de pelo menos quatro, número que pode subir. “As especificações permitem vários tipos de combinações para esses equipamentos”, disse. A decisão final sobre a escolha se dará na reunião que acontecerá na última semana de abril.

Além das definições sobre os equipamentos, o Gired deve aprovar, também na reunião de quarta-feira, diretrizes gerais para a campanha publicitária, inclusive em TV aberta, para informar toda a população sobre o processo de redistribuição de canais e de desligamento do sinal analógico de TV, e também sobre as formas de mitigação das possíveis interferências prejudiciais quando da implantação das redes SMP na faixa de 700 MHz. Essa campanha terá que começar a ser veiculada um ano antes do início do desligamento, portanto, já no dia 3 de abril.

Call center

Também em abril, deverá estar funcionando o call center para tirar dúvidas da população gratuitamente, sobre a digitalização da TV. A previsão é de que o acesso a esse serviço seja feita por uma ligação de três dígitos, porém, inicialmente, será disponibilizado por meio de um 0800.

Zerbone explicou que há problemas técnicos para a liberação do tri-dígito, mas isso deve ser normalizado a partir de maio. Ele afirmou que o site sobre o desligamento do sinal analógico, entretanto, estará funcionando no início de abril sem maiores problemas.

Este noticiário apurou que as operadoras de telecomuinicações ainda estão em processo de montagem da EAD (Empresa Administradora da Digitalização). Depois da contratação de consultoria que fez a modelagem da empresa, com quatro diretorias e a presidência, falta ainda bater o martelo sobre os nomes das pessoas que ocuparão as diretorias. há duas empresas de seleção de executivos para escolher o CEO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!