GSA: 1.563 dispositivos LTE lançados no mundo; faixa de 1,8 GHz é a mais popular

A associação global de fornecedores móveis (GSA) anunciou que o mundo conta agora com 1.563 dispositivos compatíveis com LTE lançados comercialmente. Em comunicado nesta quinta-feira, 20, a entidade afirmou que essa quantidade de smartphones, tablets e modems é 90% maior do que a registrada em março de 2013, o que significa que 742 dispositivos foram lançados nesse intervalo. Esse total de aparelhos foi lançado por 154 fabricantes, um crescimento de 58% em relação ao ano anterior.

Notícias relacionadas
Como é uma categoria que vem se mostrando como a grande tendência no mercado móvel, é natural que a grande maioria dos aparelhos LTE seja de smartphones. Entretanto, a GSA diz que também há "rápida expansão" no número de tablets e hotspots pessoais (pequenos roteadores de bolso como o MiFi, vendido nos Estados Unidos), mas não revela números.

O espectro mais utilizado por operadoras na maioria (43%) das regiões é o de 1.800 MHz. Da mesma forma, a frequência é a mais suportada por dispositivos, totalizando 589 aparelhos capazes de operar nessa faixa, um crescimento anual de 152%. A maioria dos terminais de quarta geração (considerando todas as frequências) opera na modulação FDD, mas 387 aparelhos são compatíveis com o TDD-LTE, 221 a mais do que há um ano. Mais de 11% das operadoras implantaram o TDD em suas redes até o momento.

O LTE-Advanced ainda engatinha, mas começa a tomar fôlego. A GSA afirma que 25 países lançaram comercialmente essas redes que suportam dispositivos de categoria 4, capazes de velocidades teóricas de até 150 Mbps. No total foram lançados no mundo 233 dispositivos (cerca de 15% de todos os aparelhos LTE) compatíveis. No LTE-Advanced de categoria 6 (capaz de 300 Mbps ao combinar 40 MHz de espectro com agregação de portadora), são apenas seis aparelhos lançados. O recurso de voz sobre a rede 4G (VoLTE) está disponível em 57 aparelhos.

Nesse período foram lançadas 275 redes LTE em 101 países. A GSA prevê que esse número cresça para ao menos 350 redes comercialmente lançadas até o final de 2014.

Entretanto, a tecnologia móvel mais popular no mundo ainda é a 3G, que conta com 547 redes lançadas comercialmente no mundo, sendo que dois terços disso utilizam a tecnologia HSPA+. Das operadoras que contam com LTE, 90% também possuem redes 3G, e 99% dos smartphones 4G são capazes de operar em ambas as tecnologias. Considerando todos os dispositivos de quarta geração, esse percentual cai para 72%. A entidade afirma ainda que 36% dos smartphones LTE e 26% dos tablets LTE são compatíveis com a rede DC-HSPA+.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!