A Foxconn, fabricante chinesa de eletrônicos em regime de terceirização e principal fornecedora da Apple, vai construir uma fábrica para produção de componentes do iPhone e iPad em Itu, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Com investimento de R$ 1 bilhão, a unidade deve gerar 10 mil empregos diretos, na qual serão fabricados cabos, câmeras, telas sensíveis ao toque e de LED, entre outros componentes.
A assinatura do acordo de intenções entre executivos da companhia, o governo de São Paulo e a agência de fomento estadual Investe São Paulo deve ocorrer nesta quinta-feira, 20. A planta industrial terá mais de um milhão de metros quadrados e, quando finalizada, será responsável por grande parte da produção de aparelhos da Apple no Brasil, somada às duas unidades da Foxconn já existentes em Jundiaí, no interior do estado.
Esta será a segunda indústria de computação a se instalar na cidade. Em julho, a também chinesa Lenovo anunciou o investimento de US$ 30 milhões na construção de uma fábrica de computadores e de um centro de distribuição em Itu. A intenção é transformar a região em um polo tecnológico.