Apesar da insistência das operadoras de TV em afirmar que o corte do serviço de TV por assinatura não é uma ameaça real, novas pesquisas sugerem que a perda de assinantes para serviços de streaming de vídeo é realmente um problema significativo. Aproximadamente 5% dos domicílios dos EUA cancelaram o serviço de TV, buscando alternativas para pagar pelo conteúdo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Centris. Aproximadamente 0,8% do cord-cutting foi feito alegando desinteresse pelo conteúdo, mas a maioria foi impulsionada por fatores econômicos.
Aproximadamente 5% dos domicílios com acesso à Internet usam apenas serviços over-the-top (OTT) para suprir suas demandas por conteúdo. Um campo de batalha entre os serviços tradicionais e emergentes é o que Centris chama de consumo mútuo. Aproximadamente 56% das famílias estão usando uma combinação de TV por assinatura tradicional e Internet (por PC ou outros dispositivos) para ver vídeo.
A Centris vê isso como uma mudança significativa de mercado em curso, impulsionada pela disponibilidade de mais velocidade de banda, bem como novas tecnologias de acesso, como tablets e smartphones.
As informações para o relatório foram recolhidas a partir da segunda pesquisa Centris trimestral sobre o mercado de vídeo em evolução, parte de um estudo de acompanhamento em curso.