O lançamento do primeiro televisor com acesso à Internet fabricado no Brasil não deu certo, pelo menos por enquanto. Criado pela Itautec Philco, em parceria com a Microsoft, no final do ano passado, o NetVision – como é chamado -, não vendeu mais que 1,5 mil unidades em nove meses. A previsão da Philco era comercializar cerca de 5 mil aparelhos em apenas um mês.
Segundo o gerente de produtos da Philco, Luis Gabriel da Silva, entre os causadores do fracasso está a cor do modelo (preta), o preço, o tamanho da tela e a impossibilidade de armazenar dados no equipamento.
Em testes realizados em grandes lojas varejistas, os consumidores apontaram que a cor do modelo é antiquada, pois a maioria dos televisores atuais é prata. Os consumidores também reclamaram do preço. O aparelho é vendido atualmente por R$ 989,00. "Esse valor é o dobro de um televisor comum de 20 polegadas (tamanho do NetVision) e o mesmo preço de alguns computadores. O cliente não consegue perceber o valor agregado", explica Silva.
Outras críticas a respeito do NetVision foram apontadas por clientes do mercado corporativo que fizeram testes com o produto. Para eles, a tela é pequena e não serve para dar aula e treinamentos.
Em função dessas críticas, a Philco pretende lançar uma segunda geração do NetVision no final deste ano, com alterações na cor (agora seria prateada), tela plana, 21 polegadas e memória. ?Não sabemos ainda qual será o espaço de armazenamento e se isso será uma opção ou parte de todos os produtos?, explica Silva.
Para o ano que vem, a empresa pretende lançar um aparelho de 29 polegados, especialmente para o mercado corporativo.