Está pronta a proposta de licitação do Gesac

De acordo com Antônio Albuquerque, coordenador do programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão ? Gesac, a proposta do novo edital para escolher o(s) prestador(es) de serviço para o projeto já está pronta, aguardando apenas a aprovação do ministro Eunício Oliveira. Ela será divulgada ?possivelmente ainda em setembro?. Albuquerque lembrou que o ministro não pretende simplesmente renovar o atual contrato com a Gilat, que termina em dezembro próximo.

Novas exigências

Em meados de 2003, o governo reviu o contrato com a Gilat e determinou uma série de mudanças que tinham como objetivo ampliar a prestação do serviço, tornando-o mais aderente aos objetivos de inclusão social do novo governo. Entre as alterações, foi estabelecida a disponibilização de banda larga em todos os pontos, bem como de diversos softwares e capacidades de maneira a permitir a participação dos grupos comunitários na produção e armanezamento de conteúdos. Para a nova licitação, o governo quer garantir, além das novidades já implantadas, a disponibilidade de multicast, treinamento para os usuários, alocação dinâmica de banda (conforme a necessidade permanente ou eventual) e IP Real, providência que deverá permitir que algumas comunidades usuárias do Gesac se transformem em provedores de conteúdo. Serão aumentados os pontos (mais 1,2 mil além dos atuais 3,2 mil) e estimulada a utilização de equipamentos próprios dos usuários, além, é claro, de acordo com o Programa de Inclusão Digital do Governo Federal, o estímulo à utilização do software livre. Atualmente já estão estabelecidas parcerias formais e informais com outros órgãos de governo e instituições, parcerias que serão reforçadas com a nova licitação.

Notícias relacionadas

Seminário

Antônio Albuquerque, coordenador do programa Gesac, é um dos destaques do "IV Seminário Aplicações via Satélite", promovido pelas revistas Teletime, Tela Viva e PAY-TV e que acontece nos dias 1 e 2 de setembro, em São Paulo. Antônio Albuquerque apresentará o novo projeto do Gesac. O evento terá ainda a apresentação de cases de uso de soluções via satélite para serviços de voz, dados e vídeo, a presença do Ministério da Educação discutindo os programas de educação a distância do governo, além do Ministério do Planejamento, discutindo o papel estratégico da infra-estrutura de satélites para o Brasil. O evento terá ainda sessões com análises do mercado de satélites e aspectos tecnológicos das novas soluções oferecidas.
Mais informações e a grade completa do evento estão disponíveis no site www.convergeeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3120-2351.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!