Para Feninfra, manter a desoneração da folha é essencial para a segurança dos investimentos e empregos

Na próxima terça, dia 23, acontece em Brasília a audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre a questão da desoneração da folha de pagamentos, tema considerado crucial para as prestadoras de serviços de redes e atendimento em telecomunicações, e também para as operadoras.

Para a Vivien Suruagy, presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), esse tema precisa ser visto pelo Congresso e pelo Executivo pela ótica da sustentabilidade do setor de telecomunicações e também pela perspectiva de manutenção dos empregos, sobretudo na área de atendimento, que é uma das maiores empregadoras do Brasil e vem sendo pesadamente afetada por medidas de impacto regulatório.

A proposta em debate é a do PL 334/2023, que prevê a prorrogação das regras de desoneração até 2027 para 17 setores da economia. "Desde o início da política de desoneração defendemos que ela deveria ser permanente, pelo benefícios sociais diretos causados, mas é importante evitar o fim da desoneração este ano". Para o setor de teleatendimento, a desoneração representa um custo sobre a folha de 4,5%, contra 20% em situação normal. 

Notícias relacionadas
Presidente da Feninfra, Vivien Suruagy. Foto: Divulgação

Suruagy esteve com diversos parlamentares, incluindo o senador Efraim Filho, autor do requerimento da audiência pública, e também com os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Simone Tebet (Planejamento) e Luiz Marinho (Trabalho) tratando do tema. "Percebemos muita sensibilidade do Congresso e do governo à questão". O histórico da medida de desoneração remete ao período da pandemia.  "O setor de telecomunicações não pôde paralisar suas atividades durante a pandemia e, ao contrário, manteve empregos e fez pesados investimentos para garantir o funcionamento dos seus serviços, que aumentaram em razão do isolamento social. Isso não seria possível caso não tivéssemos uma alternativa para minimizar custos trabalhistas", lembra.      

"Precisamos de segurança econômica e jurídica para continuar a investir para expandir a conectividade, incluindo o 5G. Sem telecomunicações, o País não funciona", diz. A presidente da Feninfra destaca que o momento econômico exige que o relatório do PL 334/23 não tenha alterações, sob o risco de desfigurar a proposta e dificultar sua aprovação. "O que desejamos neste momento é prorrogar uma situação concreta que já existe e provou ser benéfica para a economia brasileira", ressalta.        
 
A audiência terá ainda a participação de Affonso Nina, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom); Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), além de um representante do ministério da Fazenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!