A operadora de satélites SES cresceu 5% em um ano na América Latina e, ao final de 2013, chegou com seus serviços a 23 milhões de lares. Segundo comunicou a empresa nesta quarta-feira, 19, citando uma pesquisa anual de mercado, os sinais de TV e vídeo utilizando a capacidade satelital da operadora chegaram a um total de 291 milhões de residências no mundo, aumento também de 5%. A região que mais observou crescimento foi a da África, Oriente Médio e Índia, com 18%, enquanto a Ásia-Pacífico avançou 7%. Atualmente, a maior base da companhia está na Europa, onde a empresa conta com 151 milhões de domicílios atendidos (também um aumento de 5%).
De acordo com a SES, o alcance direto, via DTH, subiu de 99 milhões em 2012 para 106 milhões em 2013. A Europa conta sozinha com 65 milhões de lares atendidos (crescimento de 4%), enquanto a América do Norte tem 6 milhões (aumento de 19%). A empresa diz que aumentou o alcance direto principalmente na região Ásia-Pacífico (21%) e África, Oriente Médio e Índia (18%). O estudo da empresa diz que a América Latina é a região com menor presença da operadora, com 500 mil domicílios atendidos diretamente com DTH por meio do satélite AMC-21 (que cobre a região da América Central e Caribe), na posição orbital 125° W.
Na América Latina há 22,5 milhões de domicílios cobertos indiretamente por meio de cabo, que transmite o sinal do satélite SES-6, localizado na posição orbital de 40,5° W. Esse é exatamente o artefato contratado pela Oi para distribuir o sinal DTH com banda Ku e 28 transponders no Brasil. A SES atende ao País também com o SES-5 (355° W, banda C) e o SES-4 (22° W, bandas C e Ku). A empresa planeja para o segundo trimestre de 2016 o lançamento do SES-10, que será posicionado em 67° W e cobrirá o País com a banda Ku.
Alcance indireto
No alcance indireto, isto é, por meio de cabos que entregam o sinal via satélite, a operadora cresceu um milhão de residências no mundo no período, atingindo 153 milhões de lares. O número de casas com o serviço de IPTV, também um atendimento indireto, aumentou 27%, chegando a 31 milhões.
Na Europa, a empresa afirma cobrir 95% dos lares diretamente ou indiretamente, sendo que o DTH cobre 81% da região. O maior mercado é a Alemanha, com 18 milhões de lares recebendo o sinal da subsidiária Astra. A companhia diz transmitir ao mercado europeu mais de 6.200 canais de TV, 1.800 deles em HD.