Câmara aprova uso do Fust para levar Internet a alunos da rede pública

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta sexta-feira, 18, o PL 3.477/2020, que propõe que a União assegurará aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios os recursos necessários provenientes do Fust para prover o acesso à Internet aos alunos e professores da rede pública. Relatado pela deputada Tabata Amaral (PDT-SP), o texto segue para apreciação do Senado.

A matéria aprovada na Câmara também determina que as operadoras de telefonia móvel deverão oferecer aos alunos de instituições oficiais de educação básica a gratuidade do tráfego de dados utilizado para a realização e o acompanhamento de atividades escolares remotas, o chamado zero-rating.

Segundo a deputada Tabata Amaral no seu relatório que foi aprovado pelo plenário, depois de mais de oito meses desde o fechamento das escolas, parte dos estudantes continua sem ter acesso às atividades escolares oferecidas de modo remoto pelos sistemas de ensino. Os que têm, não consegue desenvolvê-las a contento por não terem banda larga ou equipamentos para se conectarem à rede em casa.

Notícias relacionadas

A parlamentar cita também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, de outubro de 2020, que estimou que o contingente de pessoas que frequentavam escola, mas não tiveram atividades naquele mês, foi de 6,1 milhões. "A pesquisa também aponta diferenças discrepantes entre as regiões. No Norte, 29,3% das crianças, adolescentes e jovens que frequentavam escola estavam sem acesso às atividades escolares, enquanto no Sul, Centro-Oeste e Sudeste os percentuais eram bem menores, 5,1%, 7,4% e 9,2%, respectivamente", disse Amaral.

Equipamentos

Além de garantir financiamento dos serviços de conexão à internet, o projeto aprovado também destina recursos para a aquisição, pelo Poder Público, de equipamentos para uso pelos professores e alunos de famílias inscritas no CadÚnico, prioritariamente aos alunos que estejam cursando o ensino médio e aos professores dessa etapa de ensino. Ainda de acordo com a proposta, essas iniciativas serão financiadas, entre outras fontes, por recursos federais provenientes do Orçamento de Guerra e do Fust..

Na avaliação da Coalizão Direitos na Rede (CDR), a aprovação do PL 3477/20 é um importante passo na ampliação do acesso à internet no contexto da Covid-19, especialmente ao garantir que escolas públicas e famílias registradas no CadÚnico possam ter acesso não só a equipamentos e conteúdos educacionais, mas também à conexão de banda larga fixa. "Ainda há um longo caminho pela frente, pois precisamos garantir tanto a aprovação no Senado, quanto que sua implementação alcance pequenas localidades rurais e organizações comunitárias", diz Cristiana Gozalez, representante da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!