Ford faz parceria com Microsoft para oferecer carros conectados

Não faz muito tempo, os computadores de bordo começaram a ser equipados em carros de passeio, trazendo informações integradas do veículo. Atualmente, esses equipamentos estão cada vez mais sofisticados, como a plataforma SyncMedia System, da Microsoft, feita em parceria com a Ford nos Estados Unidos. Com ela, é possível oferecer uma interface acessível por uma tela de 8 polegadas sensível ao toque com opções de interatividade. Melhor ainda: o motorista (ou os passageiros) podem utilizar comandos de voz para acessar as funções.

De acordo com a gerente de produtos da Ford Brasil, Adriana Carradori, a versão mais robusta do SyncMedia System está disponível no País nos modelos Fusion, lançado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e Edge, lançado em dezembro de 2011. O sistema oferece opções de GPS integrado alimentado com mapas da Naviteq, além de opções de telefonia integrada, controle de rádio e ar condicionado. "Por meio de um botão no volante, aciona-se o controle de voz. É interessante porque o motorista não precisa tirar a atenção do trânsito para mexer no painel", explica ela. Os comandos de voz são básicos, como pedir para realizar uma rota no GPS ou ligar o ar condicionado. Mas todos esses comandos, além de funções agregadas como o Bluetooth, estão disponíveis também pelo touchscreen.

Outra aplicação interessante é a função de busca de restaurantes próximos. Só é preciso dizer "estou com fome", e o sistema busca os restaurantes mais próximos da localização do veículo, calcula a rota e dá o tempo estimado do percurso.

A plataforma ainda dá ao usuário a opção de conectividade por duas entradas USB para ligar telefones celulares ou players de mídia portáteis (PMP), além de entradas de áudio e vídeo RCA. "É todo um sistema de entretenimento para o consumidor usar os dispositivos que ele tem", ressalta Adriana.

A gerente de produtos explica ainda que o SyncMedia System é uma plataforma fechada, que não permite atualização de software over-the-air (OTA). Mas afirma que ele já sofreu "várias melhorias, e a gente costuma lançar (novas versões) de acordo com a plataforma do carro". Uma versão mais básica está equipando os modelos New Fiesta e Eco Sport, e a intenção da Ford é instalar a solução em cada vez mais veículos no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.