MCom determina reserva da faixa de 600 MHz para TV 3.0

Dentro de um conjunto de medidas voltadas ao setor de radiodifusão, o Ministério das Comunicações anunciou nesta quarta, 18, que vai editar uma portaria determinando "que a Anatel garanta a destinação primária e exclusiva, ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e ao serviço de retransmissão de televisão, das faixas de VHF alto (174-216 MHz) e UHF (470-608 MHz e 614-698 MHz), para o desenvolvimento da TV 3.0". Na prática, esta portaria não muda muito a forma como a Anatel estava pensando a faixa de 600 MHz, que há muito é considerada território da radiodifusão. Mas existe um movimento global de operadoras de telecomunicações de buscar alocar essa faixa para o IMT, como forma de garantir espectro de frequência mais baixa para os serviços de 5G e 6G, e desde a WRC 2015 esta é uma faixa considerada em estudo para o IMT, com alguns países, como EUA e México, já adotando ela para o 5G.

A Anatel nunca sinalizou que isso poderia acontecer no Brasil, ainda que o lobby de fornecedores de telecomunicações, de tempos em tempo, tentem trazer para a agenda da agência essa possibilidade. Recente estudo da 5G Americas (associação que congrega fornecedores e operadoras da região das Américas) apontou a faixa como uma importante possibilidade para a América Latina. O fato é que a faixa de 600 MHz é considerada uma faixa nobre e com excelente desempenho para banda larga móvel, mas ao que tudo indica a posição de preservá-la para a radiodifusão deve prevalecer.

Segundo o ministério, "a partir dos debates do Grupo de Trabalho da TV 3.0, surgiu a proposta de uma Portaria a fim de possibilitar, em tempo hábil, os estudos sobre a canalização da TV 3.0, pela Anatel. A implementação desta nova tecnologia de radiodifusão será importantíssima para uma mudança de patamar no setor, inclusive no que se refere à concorrência imposta pelos serviços de streaming. Será um trabalho longo, mas, tal como foi na implementação da TV digital, vamos participar de uma nova virada de chave na radiodifusão", disse o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Diniz Wellisch.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!