Dispositivos Android da Motorola são banidos dos EUA por violação de patentes da Microsoft

Entra em vigência nesta quarta-feira, 18, a decisão judicial que bane a importação para os Estados Unidos de 18 tipos de tablets  e smartphones da Motorola Mobility com sistema operacional Android. A decisão, que havia sido tomada em dezembro pela Comissão de Comércio Internacional (ITC), se baseia em uma alegada violação por parte da Motorola de direitos de patente de propriedade da Microsoft.

Notícias relacionadas
A Microsoft alega que foram violadas as patentes relacionadas à tecnologia ActiveSync, utilizada em seu programa de emails Microsoft Exchange. Com a decisão de hoje, passa a ser proibida a entrada no país de modelos como o tablet Xoom e o smartphone Atrix, entre outros. A decisão não afeta os produtos que já estejam circulando dentro dos EUA.

A Motorola afirma ter tomado “medidas proativas para reverter a decisão”, mas até o momento nada foi divulgado oficialmente pela empresa. Segundo a imprensa internacional, os cenários mais prováveis seriam um acordo financeiro com a Microsoft para encerrar a disputa judicial; ou a simples exclusão do ActiveSync de seus dispositivos.

Análise

Se não consegue fazer sucesso diretamente com seus produtos na indústria móvel, a Microsoft pelo menos tem conseguido convencer tribunais mundo afora de que suas patentes vêm sendo sistematicamente violadas em smartphones e tablets. Vários fabricantes de aparelhos Android pagam à Microsoft uma taxa por terminal produzido, pois o sistema operacional do Google supostamente viola patentes da empresa de Bill Gates. E agora, pelo visto, sua tecnologia de emall ActiveSync também servirá de mote para processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!