Para Claro, debate sobre 'fair share' nos investimentos em rede vai além da questão econômica

Para o vice-presidente de assuntos regulatórios da Claro, Oscar Petersen, o debate que se coloca hoje na Europa e que deve ser incorporado aos debates sobre regulação do ecossistema da internet no Brasil, o chamado "fair share", ou a partilha proporcional dos investimentos e ganhos da economia digital, vai além de uma simples questão econômica. "É importante destacar que não é só uma questão econômica entre as empresas. Isso tem a ver com a garantia de acesso da população aos serviços", disse ele em debate organizado pelo Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da Universidade de Brasília esta quinta, 18.

Para Petersen, o fato de a Europa estar discutindo a questão dos investimentos em infraestrutura deve ser um modelo. "Desde 1998,mo setor de telecomunicações investiu mais de R$ 1 trilhão em redes, em valores atualizados, e as margens do setor estão caindo. Só na Claro, em um ano o nosso tráfego na rede cresceu 38% de 2022 a 2023. Não há dúvida de que as big techs conseguiram um modelo melhor para capturar o valor da economia digital, fazendo um investimento muito menor. Mas existe uma preocupação social, porque não se pode passar o custo para o consumidor, e cada vez mais é preciso garantir o acesso da população", diz ele. 

Para Petersen, o modelo regulatório brasileiro em telecomunicações falhou ao ser pesado para as grandes operadoras, mas mostrou acertos ao criar um alívio regulatório para empresas pequenas. "Não achamos que a Internet tenha que ser pesadamente regulada, mas que seja uma regulação proporcional", diz ele, lembrando, por exemplo, o mercado de TV por assinatura, que de um lado tem a pesada regulação do SeAC e de outro tem um modelo leve para as empresas OTTs. "Não faz sentido hoje termos obrigações regulatórias para uma parte das empresas quando metade do mercado é atendida por empresas que não têm as mesmas obrigações", disse ele, em relação às assimetrias no mercado de acesso banda larga. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!