EAF estima liberar faixa de 3,5 GHz para o 5G em mais 910 cidades até julho

COO da EAF, Antonio Parrini, durante o Teletime TEC. Foto: Izilda França/TELETIME

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), grupo formado pelas vencedoras do leilão do 5G, espera que até o dia 30 de junho, consiga liberar mais 910 cidades para que as operadoras utilizem o espectro e, eventualmente, iniciem a operação 5G. De acordo com o COO da EAF, Antonio Parrini, essa previsão é factível e deverá acontecer em três grupos de 300 municípios. 

Ao todo, serão 1.610 cidades até o fim do semestre. "A gente vai ter uma liberação expressiva de cidades agora em abril. Faltam 910, mas serão 300 em abril, 300 em maio e 300 em junho", declarou Parrini em conversa com jornalistas após painel no Teletime TEC – 5G & Wireless, evento organizado por este noticiário nesta terça-feira, 18, em São Paulo. "Acreditamos que vamos antecipar, não vai ficar tudo para até 30 de junho. E vamos trabalhar para antecipar metas e obrigações após isso."

A lista das cidades será discutida em reunião na quarta-feira, 19, do grupo de trabalho da migração e mitigação, sob supervisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). A data de 30 de junho é referente à obrigação para as cidades com mais de 200 mil habitantes, mas a EAF também já está antecipando outras metas. 

Notícias relacionadas

"Nessa fase, a gente também vai liberar um quarto das cidades com menos de 30 mil habitantes, que [no total desse grupo] são 1.099." Desse montante, 20% estão em clusters – isto é, da extensão de cobertura para cidades próximas às que já estão com a frequência liberada. Essa relação de cidades está sendo discutida também com o GT da migração/mitigação e o Gaispi, envolvendo dessa forma também as prestadoras de pequeno porte (PPPs). "Essa lista não nasce da cabeça da EAF. A entidade implementa e a lista surge na discussão entre todos os membros do GT, sendo depois aprovada pelo próprio Gaispi."

Até o momento, a EAF já liberou 700 cidades para a utilização do espectro de 3,5 GHz, segundo Parrini. Do grupo de municípios até 200 mil habitantes, já foram liberadas 87 localidades, faltando apenas 15 outras. Também o grupo de cidades de até 100 mil habitantes está sendo contemplado dentro do processo de cluster. Segundo o executivo, 40% dos municípios dessa fase já estão abarcados, ainda que a meta seja apenas para 2024. 

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que não consegue liberar até lá noa. Pois a gente agenda a instalação no siga antenado e eles nunca vem fica só abrindo protocolos e não resolve nada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!