Como esperado, a Nextel arrematou o lote A-1 do leilão de sobras que acontece nesta quinta-feira, 17. A oferta da operadora pelo lote de 15 + 15 MHz na faixa de 1,8 GHz, na Grande São Paulo saiu por R$ 455 milhões, com ágio de 1,15%. Não houve outros concorrentes para o lote.
O leilão de sobras das frequências de 1,8 GHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz teve início com a decisão da comissão de licitação de que as empresas Telefônica e Ligue Telecom poderiam participar do leilão dos lotes A e B, mesmo não tendo entregado proposta para um dos lotes. De acordo com a comissão, a falha tão trouxe prejuízos a outras concorrentes, enquanto que a desclassificação dessas empresas constituiria uma penalidade excessiva.
A Sercomtel recorreu da decisão, alegando que a não entrega de proposta por todos os lotes é erro material e que as empresas precisavam ser inabilitadas. O presidente da comissão, Vitor Menezes, disse que a operadora deve entrar com recurso contra a decisão.
A Telefônica e a Ligue Telecom alegaram que o edital foi alterado sem a ampla divulgação, o que levaram as operadoras ao erro.
Propostas entregues após o prazo, propostas para os lotes A e B enviadas pelos correios, entre outras irregularidades resultaram na desclassificação de mais de 12 empresas.