Vivo Empresas cresce 40% em um ano

Ao completar um ano de atividades, a Vivo Empresas, unidade de negócios corporativos da Vivo, anunciou nesta quarta, 17, que conta com mais de 175 mil clientes e um parque superior a 1,5 milhão de linhas empresariais, o que equivale a crescimento maior que 40% em um ano. Para 2005, a expectativa é de crescimento de 30% em número de terminais. A direção da operadora não revelou a receita, mas garantiu que no segmento de dados a evolução foi de 60% nos primeiros nove meses do ano. Fonte da operadora, entretanto, calcula que o faturamento da unidade de negócios é equivalente a 10% do total das cinco empresas da Vivo (Telesp Celular Participações, TCO, CRT, Tele Sudeste e Tele Leste), que atingiu R$ 8,3 bilhões no acumulado do terceiro trimestre.
Os principais clientes da Vivo Empresas e, portanto, atendidos por força de vendas direta, são as grandes contas, as contas globais (internacionais), as contas nacionais, o governo e as pequenas e médias empresas. É terceirizado o atendimento a associações e mercado SOHO (pequenos escritórios comerciais e residenciais). Em dezembro, será oficializada a integração das contas globais da Portugal Telecom, controladora da Vivo, e da Telefónica, na América Latina. Na prática, o procedimento já ocorre desde meados deste ano. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa para manter sua liderança no mercado, em que a operadora celular garante deter mais de 50% de market share.
Só em contas globais são mais de 50 clientes, que precisam de fidelização para não serem atraídos por oponentes como TIM – principal concorrente da Vivo Empresas na América Latina – e Claro, ?que também dá bastante trabalho?, reconhece o diretor geral da Vivo empresas, Alberto Ferreira. Parte da estratégia é oferecer os aparelhos em comodato aos clientes, para quem a Vivo também desenvolve os aplicativos. As tarifas são negociadas para cada caso. Mas, para quem pensa em estimular o churn, o vice-presidente executivo de operações da Vivo, Paulo Cesar Teixeira, avisa: ?Continuaremos liderando e seremos mais agressivos. Não vamos perder as grandes contas.? Esse grupo representa menos de 5% das grandes contas, contas nacionais e globais, mas, naturalmente, o gasto é elevado em relação aos pequenos clientes. Mais de 25% dessas contas maiores trafegam dados na tecnologia 1xRTT

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Aliás, o perfil de compra das PMEs está mudando. Segundo Ferreira, esse segmento antes só cotava preço, porém hoje é diferente. Procura os melhores aparelhos, preços competitivos e soluções. Há desinformação entre as PMEs sobre o que está disponível no mercado, e a culpa é das operadoras, reconhece o diretor.

Natal mais gordo

O vice-presidente disse que as vendas para o Natal deste ano deverão ser entre 10% e 15% melhores do que no ano passado. E sua expectativa é de que os celulares mais sofisticados, com display colorido, câmera embutida e outras funções, sejam os mais procurados. A operadora lançou no início deste mês sua promoção de fim de ano, com oferta de bônus a dois clientes Vivo escolhidos pelo consumidor. Isto mais os planos parcelados oferecidos pela operadora deverão engordas as vendas, espera o executivo.

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