Leilão de sobras não foi bem sucedido, mas ISPs ainda têm interesse

O conselheiro Aníbal Diniz reconheceu que o leilão de sobras de frequências realizado em 2016 não teve o resultado esperado pela Anatel, com arrecadação "muito pequena" frente aos 21 mil lotes colocados à disposição. Ele diz que o número de interessados foi "relativamente pequeno", e que uma provável causa foi o nível de exigências semelhante ao aplicado para grandes operadoras. "Não podemos comemorar hoje o resultado como um sucesso. Mas a gente está tomando o exemplo realizado para corrigir uma eventual licitação no futuro", declarou em painel durante a Futurecom nesta quarta-feira, 17.

Entre as medidas está a adoção do conjunto de simplificações regulatórias no novo Plano Geral de Metas e Competição (PGMC) e a vontade de aprimorar futuros editais com a experiência adquirida. "Também estamos incentivando empresas fornecedoras de tecnologia para que criem situações simplificadas para pequenos provedores utilizarem frequência para rede fixa ou móvel", disse Diniz, citando encontro recente com a chinesa Huawei.

O conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Erich Rodrigues, lembra que algumas das condições do leilão de sobras não estariam claras, como a alternativa tecnológica para a faixa ser em TDD. "Mesmo assim, tivemos 300 empresas que ganharam", ressalta. Rodrigues diz que há algumas outorgas a serem liberadas ainda em decorrência do certame de 2016. E, segundo o executivo, a Anatel pontua que há "frequências residuais em 2,5 GHz" que poderiam ser licitadas aos ISPs. "Não se deve descartar nosso interesse por novas faixas e aplicações de novas tecnologias", reiterou.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!