Empresas co-presidentes do projeto de Open AFC no Telecom Infra Project, a Broadcom e a Cisco concluíram a fase de homologação e integração de suas tecnologias para coordenação automatizada de frequência no Brasil. A iniciativa mira a possibilidade de utilização de dispositivos WiFi em potência padrão em ambientes outdoor na faixa de 6 GHz, atualmente em avaliação pela Anatel.
A conclusão da etapa foi comunicada pela Dynamic Spectrum Alliance (DSA). O sistema de Open AFC em questão será utilizado por meio de parceria com os ISPs filiados à Abrint – associação que reúne mais de 1.800 empresas provedoras de Internet. Para eles, a liberação pela Anatel do uso externo da faixa de 6 GHz para WiFi 6E pode ajudar a desenvolver o ecossistema do espectro.
Em nota à imprensa, a presidente da DSA, Martha Suárez, disse esperar que as condições para uso externo dessa faixa sejam liberadas pela Anatel. A entidade – que reúne grandes empresas de tecnologia – também prevê que, "em breve", brasileiros poderão ter acesso à banda larga sem fio utilizando dispositivos padrão para uso interno e externo na banda de 6 GHz.
O projeto no Brasil
Segundo a presidente da DSA, "o Brasil tem sido líder mundial na autorização do uso da banda de 6 GHz para WiFi". Já Mauricélio Oliveira, presidente da Abrint, afirma: "A conquista em relação à adaptação do sistema Open AFC é uma ótima notícia e estamos realmente entusiasmados com o potencial de uso de 6 GHz pelos ISPs brasileiros".
O projeto WiFi 6 Outdoor no Brasil também envolve o treinamento de ISPs no sistema AFC para uso outdoor da banda de 6 GHz por pontos de acesso. A Broadcom e Cisco são os fundadores do Open AFC do Telecom Infra Project, que projetou uma plataforma AFC totalmente funcional em software de código aberto para este projeto.
"No Open AFC Software Group, nos dedicamos a projetar, desenvolver e testar o software AFC para serviços não licenciados na banda de 6 GHz. Colaborando com líderes e reguladores do setor, a conclusão da fase de aprovação da tecnologia AFC é um marco para o projeto de WiFi 6 no Brasil. Os esforços de empresas como a Broadcom e Cisco, e as parcerias com Abrint e Dynamic Spectrum Alliance, destacam o compromisso com a conectividade. Otimistas quanto ao seu impacto, aguardamos decisões regulatórias que permitam a implantação de dispositivos padrão para uso interno e externo da faixa 6 GHz", contou Kristian Toivo, Diretor Executivo do Telecom Infra Project, em comunicado à imprensa.