Demanda por satélite aumentará com high-definition

Hoje em dia boa parte das emissoras cabeças de rede já transmitem o sinal digital para suas afiliadas, como forma de economizarem capacidade de banda e garantir a qualidade da imagem até nos lugares mais longínquos. Porém com a introdução da TV digital, cria-se uma nova oportunidade de ampliação da capacidade satelital contratada pelas emissoras. Isso porque elas poderão precisar de mais banda para enviar determinados programas em HDTV (alta definição), ou até para enviar múltiplos canais, a chamada multiprogramação.
?No mínimo a utilização do satélite pelas emissoras vai dobrar e, se quisermos ser otimistas, pode até quadruplicar, considerando o grande número de programas a serem transmitidos em HDTV ou então a multiprogramação durante boa parte do dia?, afirma Paulo Henrique Castro, gerente de engenharia de telecomunicações da Rede Globo.
Para Edson Meira, gerente comercial da Loral Skynet, a definição do padrão brasileiro de TV digital deve acelerar a tomada de decisão pela transmissão via satélite também das afiliadas. Apesar do sinal digital precisar de menos banda, o que poderia privilegiar os tradicionais links de rádio, a transmissão por satélite pode ficar até mais barata porque o custo sobe muito pouco para cada receptor. ?Se uma afiliada precisar de 10 links de rádio diferentes para cada cidade, é mais econômico contratar uma determinada banda satelital que envia o sinal para uma ou 10 cidades por quase o mesmo preço. Nenhuma tecnologia de um para muitos é tão eficiente quanto o satélite?, sentencia Meira. ?Ano passado prestávamos serviços para duas TVs regionais, este ano já temos seis ou sete. Para o ano que vem a expectativa é de um crescimento bastante razoável?, afirma.

Notícias relacionadas

Evento

O diretor de engenharia da TV Globo, Fernando Bittencourt, fará uma apresentação sobre o aumento de demanda por serviço de satélites com a TV digital. Ele fala no Primeiro Congresso Latino Americano de Satélites, que acontece no Rio de Janeiro nos dias 21 e 22 de setembro. O evento é promovido pela revista TELETIME, Converge Eventos e a revista Convergência Latina. Serão abordados também outros assuntos como os marcos regulatórios na região, a convergência de serviços e a tendência de consolidação do mercado. Mais informações pelo site www.convergeeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3120-2351.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!