Projetos Praças Digitais de São Paulo tem nova consulta pública

A Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) abriram nesta segunda-feira, 17, uma nova consulta pública para o Praças Digitais, projeto que prevê a instalação de sistemas Wi-Fi com acesso gratuito em 120 praças e locais públicos de São Paulo.

Notícias relacionadas
Até 21 de junho, ainda podem ser tiradas dúvidas sobre o novo edital. No período anterior de consulta pública, o edital recebeu mais de 300 contribuições.

A grande novidade da nova versão do edital é que ele excluiu completamente todas as exigências de qualidade de serviço (QoS) que na primeira versão do edital estava amplamente prevista e que permitiria, à contratada e à prefeitura, a realização inclusive de controles de conteúdos e o armazenamento dos dados dos usuários. A mudança na nova versão foi radical e agora o edital diz expressamente o seguinte: "Não é permitido realizar traffic shaping, qualquer tipo de bloqueio de tráfego, guarda de logs de navegação ou outros mecanismos que violem a neutralidade da rede, a privacidade dos usuários ou a liberdade de uso da internet, exceto para atender ao item 1.5 deste Termo de Referência". O item 1.5 diz que a empresa prestadora do serviço deverá "ter condição de implantar, a qualquer momento e por determinação da CONTRATANTE, solução de autenticação e registro de usuários, na forma do ordenamento jurídico pertinente, considerando os padrões LDAP, Captive Portal e RADIUS, na forma definida pela CONTRATANTE e sem ônus".

A  proposta prevê a cobertura de praças, parques e locais de grande circulação, incluindo áreas gigantescas, como o Parque do Ibirapuera, ou de muito movimento, como o Vale do Anhangabaú, estão previstas para terem cobertura. Serão ao todo cinco lotes licitados.

As redes precisam operar em duas frequências (2,4 GHz e 5 GHz), com capacidade de formação de rede Mesh, e devem atender a todas as especificações do padrão Wi-Fi, mas excluiu a previsão de compatibilidade com o  padrão 802.11ac existente na primeira consulta.

A capacidade dos links também deve ser um desafio. Está previsto no edital que cada hotspot tenha condições de assegurar uma conexão de pelo menos 512 kbps de downlink e uplink para cada usuário simultâneo, sem possibilidade de gestão do tráfego. Cada área tem um padrão de usuários simultâneos requeridos, podendo ir até mil usuários, dependendo da área. A cobertura também é desafiadora e será definida pela Prodam nos projetos, mas deve assegurar determinados níveis de criticidade em função do número de usuários por metro quadrado previstos. Outro desafio é a necessidade de assegurar, dentro de cada área de cobertura, o handover entre as estações base .

A versão original do edital pode ser acessada a partir da matéria publicada por este noticiário em maio, que chamava a atenção para os elementos de controle de tráfego exigidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!