Argentina decide destinar toda faixa de 6 GHz para serviços de WiFi

Assim como o Brasil, a Argentina também decidiu destinar toda a faixa de 6 GHz (5.925- 7.125 GHz) para serviços não licenciados de WiFi, liberando amplo espaço para equipamentos WiFi 6E no país.

O anúncio foi realizado pelo Ente Nacional de Comunicaciones (Enacom) argentino e pelo ministro da Economia do país, Sergio Massa, durante em evento em Buenos Aires na última terça-feira, 16. O encontro contou com a participação das empresas Meta, Intel, Qualcomm, Amazon, Broadcom, Cisco, HPE, Microsoft, Apple, Google e Federated Wireless, além da Dynamic Spectrum Alliance (DSA).

"Esta decisão está em linha com o que já foi definido por nove países das Américas, que reúnem um total de 78% da população do continente e 254 milhões de domicílios, e pode trazer benefícios econômicos para a Argentina", afirmou a Enacom, na ocasião.

Notícias relacionadas

"Existem no mercado mais de 1,2 mil dispositivos que operam nesta banda (WiFi 6E), entre computadores pessoais, smartphones, pontos de acesso e TVs, e que podem ser colocados em uso, pois não requerem a obtenção de um licença, mas apenas a homologação do equipamento", completou a entidade.

Assim como no Brasil, a destinação da banda inteira de 6 GHz para os serviços foi na contramão do defendido por operadoras móveis e fornecedoras de equipamentos para redes de acesso. Entidade representativa da cadeia, a GSMA defendia uma abordagem "balanceada" que chegou a ser considerada na Argentina – com apenas 500 MHz do 6 GHz para serviços não licenciados e o restante, podendo ser alocado para eventuais usos licenciados, como o 5G.

Além da Argentina e Brasil, Peru e Colômbia também são países da América Latina que optaram pelo 6 GHz inteiro para serviços não licenciados. No Chile, decisão neste sentido chegou a ser tomada mas foi revertida em 2022, com parte da banda sendo reservada para eventual uso por celulares. Abordagem similar foi adotada no México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!