"Empresas não têm escolha, pois consumidor já é mobile", diz executivo da MMA

As marcas não têm mais escolha e precisam aderir ao marketing móvel, pois o consumidor de hoje já é mobile, segundo afirmou Marcio Chaer, executivo para América Latina da Mobile Marketing Association (MMA).

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“Não vejo uma demanda reprimida (por conteúdo móvel), pois os consumidores vêm dando mostras de que desejam isso. Talvez o que haja, isto sim, seja um conhecimento reprimido sobre esse mercado, por parte das empresas. Mas não há mais escolha para marcas, pois consumidor já é mobile. Esse é o trabalho da MMA: divulgar informações e educar marcas e consumidores sobre os benefícios que a plataforma pode trazer”, disse ele, que vê, no entanto, um gradual encaminhamento das grandes empresas neste sentido.

"A MMA treinará toda a equipe de marketing da Coca-Cola na América Latina, e já temos negociações para fazer o mesmo com outras grandes empresas. Também estaremos presentes nos grandes eventos de publicidade, como a semana publicitária de Cannes e a Ad Week, nos Estados Unidos", afirmou.

Segundo Chaer, o grande desafio dos próximos anos para o futuro do ramo será encontrar um modelo de negócios próprio.

“Esse não é um desafio só do mobile marketing, mas da mídia digital como um todo. Hoje, o modelo de mídia digital que mais vende ainda é o offline. Precisamos definir um novo marco de modelo de negócios com as agências, que são o intermediário fundamental entre os provedores de serviços móveis e as grandes marcas”, disse.

Segundo ele, no primeiro momento não se poderá fugir do modelo de negócios tradicional do mundo da publicidade, mas com o tempo a tendência é que se desenvolva um modelo específico, adequado ao novo tipo de mídia com a qual se está trabalhando.

“Não se trata só de monetizar, mas de viabilizar a negociação entre todas as partes para achar um modelo de negócios que satisfaça a todos. A MMA põe todos em contato: marcas, agências e operadoras. Essa discussão já está ocorrendo, mas não é simples”, diz ele.

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