Telemar provê comunicação para base brasileira na Antártica

A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base brasileira de pesquisas no continente antártico, agora conta com comunicação via satélite provida por um convênio assinado com a Telemar. A operadora oferece transmissão de dados, videoconferência, ligações telefônicas e acesso à internet através de transmissão em banda C pelo satélite Amazonas, da Hispamar, a uma velocidade de até 512 Kbps. ?Nossa estação se torna agora uma referência em telecomunicações no continente antártico?, disse o contra-almirante José Eduardo Borges. Antes, a comunicação da estação era feita por um enlace via satélite da Entel Chile a 64 Kbps.
Na prática, a EACF se tornou mais um ponto da rede corporativa da Marinha brasileira, provida pela Telemar. ?Agora, uma ligação da Antártica para o Rio de Janeiro, por exemplo, trafega como uma chamada local. É uma grande redução de custos para o projeto?, destacou o militar.
A estação recebe 120 pesquisadores diferentes durante o verão. No inverno, quando a temperatura alcança cerca de 30 graus negativos, apenas 18 pessoas permanecem na EACF e não há condições climáticas para chegar ou deixar o continente antártico. Para resistir ao frio, as antenas de comunicação satelital estão preparadas com um equipamento que evita seu congelamento. Além disso, foram montadas de forma a resistir à força do vento, que pode alcançar velocidades de até 120 Km/h. ?Para a Telemar, o ganho principal com esse convênio é mostrar ao nosso cliente corporativo que nós o atendemos em todas as suas necessidades?, disse o presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!