Semelhante à estratégia da Vivo (com quem tem acordo de compartilhamento de infraestrutura LTE), a Claro divulgou nesta sexta-feira, 16, que vai fornecer serviço de roaming 4G para turistas estrangeiros. Serão 18 operadoras contempladas de países da Europa, América Latina, América do Norte e Ásia. A ideia é atender os mais de 600 mil estrangeiros que deverão visitar o País durante a Copa.
A companhia afirma que são 14 países contemplados com o serviço. Para usar o roaming, entretanto, será preciso ter um aparelho compatível com a frequência do LTE nacional, de 2,5 GHz. As regras também servem para os clientes da operadora que forem navegar em redes 4G fora do Brasil.
Além do serviço de roaming internacional, a Claro também está lançando um chip pré-pago customizado para o turista por R$ 60. Chamado de Claro Visitors, o SIMcard possui opções de atendimento em inglês e espanhol. O usuário navegará utilizando a frequência de 2,5 GHz para o 4G, ou usando o 3G, caso não haja disponibilidade da rede ou compatibilidade de aparelho. A franquia será de 300 MB, 40 SMS internacionais, 40 SMS nacionais, 21 minutos em ligações locais, 21 minutos DDD e DDI, SMS grátis entre números Claro Visitors e acesso gratuito ao Facebook e Twitter.