Som de chamada gerou R$ 30 milhões para indústria fonográfica no Brasil em 2012

Em painel sobre música no celular realizado nesta quinta-feira, 16, durante a 12ª edição do Tela Viva Móvel, Paulo Lima, CEO do iMúsica, demonstrou que o serviço de som de chamada (ou ringback tone) ainda tem muito espaço para crescer no mercado mobile brasileiro. Segundo Lima, apenas 8% da base de usuários da Vivo utilizam o serviço. Embora esse percentual pareça baixo, a Vivo responde por 82% do mercado de sons de chamada, a TIM tem 12%, a Oi, 5%, e a Claro, 1%. Oi e TIM têm, cada uma, 2% de sua base de clientes usando o serviço, enquanto na Claro esse percentual é menor ainda: 0,7%. "O potencial de crescimento no mercado brasileiro é fortíssimo", disse o executivo.

Notícias relacionadas
De acordo com ele, a receita obtida com músicas no formato no Brasil chegou a R$ 122,6 milhões em 2012, considerando-se as vendas das maiores gravadoras e do iMúsica. "Os ringback tones geraram R$ 30 milhões em receita para a indústria fonográfica no Brasil no ano passado", calcula.

Lima lembrou que os sons de chamada já são bastantes populares em alguns mercados da Ásia e afirmou que, entre janeiro de 2011 e abril de 2013, o iMúsica comercializou 45 milhões de sons de chamada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!