Com investimentos de R$ 100 milhões, Claro, Embratel e Net lançam rede conjunta de Wi-Fi

Com um investimento conjunto de R$ 100 milhões, Claro, Embratel e Net Serviços anunciaram nesta quinta, 16, o lançamento comercial de sua rede pública conjunta de hotspots WiFi. O dinheiro, de acordo com o diretor de produtos e serviços da Net, Márcio Carvalho, foi destinado não apenas à construção, desde o final de 2011, dos mais de seis mil hotspots, mas também a sistemas de gerenciamento e controle e ao dimensionamento do backbone da Embratel para suportar o tráfego desses hotspots. "Estamos com uma capacidade instalada no tronco de 200 Gbps, mas que pode ser expandida até 1,8 Tbps", detalha.

Notícias relacionadas
Os hotspots estão espalhados nos principais bairros e pontos de interesse das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador. "Devemos lançar ainda em Manaus e Fortaleza, que serão sede da copa do mundo, mas a ideia é fazer a comunicação do serviço e ver como a rede se comporta para depois planejar novas expansões". Atualmente são quase mil pontos na capital carioca e 1700 na capital paulista.

Autenticação automática

A infraestrutura é compartilhada, mas em cada hotspot haverá a separação lógica em duas redes: a Claro Wi-Fi Max e a NET Vírtua Wi-Fi. Clientes com planos de dados da Claro e com aparelhos (smartphones, tablets e notebooks) compatíveis com a tecnologia EAP-SIM serão autenticados automaticamente na rede, sem precisar passar por uma tela de login, desafogando as redes móveis da operadora. Os clientes com pacotes de dados acima de 500 MB e planos de banda larga acima de 2 GB são elegíveis ao serviço.

Combo Multi

Mas a política de uso dos hotspots mostra que as empresas estão tentando incentivar a adoção de pacotes completos de serviços. Apenas clientes do chamado Combo Multi (que integra TV por assinatura, banda larga e telefonia fixa da Net/Embratel com a telefonia móvel da Claro) podem ter acesso ilimitado aos hotspots. Clientes apenas da Net com TV e banda larga ou apenas da Claro com planos de dados podem se conectar até 2 horas/dia. O limite cai para 1 hora/dia se o cliente assinar apenas a banda larga da Net.

"Nossa política de acesso do Wi-Fi foi estabelecida de forma que incentive a adoção completa dos nossos serviços. A gente sabe que para nossos clientes viverem uma experiência integrada e atrativa de todos os serviços ainda temos muito trabalho a fazer, mas esse lançamento já traduz o nível de sinergia com que estamos trabalhando", conta Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!