Com investimentos de R$ 100 milhões, Claro, Embratel e Net lançam rede conjunta de Wi-Fi

Com um investimento conjunto de R$ 100 milhões, Claro, Embratel e Net Serviços anunciaram nesta quinta, 16, o lançamento comercial de sua rede pública conjunta de hotspots WiFi. O dinheiro, de acordo com o diretor de produtos e serviços da Net, Márcio Carvalho, foi destinado não apenas à construção, desde o final de 2011, dos mais de seis mil hotspots, mas também a sistemas de gerenciamento e controle e ao dimensionamento do backbone da Embratel para suportar o tráfego desses hotspots. "Estamos com uma capacidade instalada no tronco de 200 Gbps, mas que pode ser expandida até 1,8 Tbps", detalha.

Os hotspots estão espalhados nos principais bairros e pontos de interesse das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador. "Devemos lançar ainda em Manaus e Fortaleza, que serão sede da copa do mundo, mas a ideia é fazer a comunicação do serviço e ver como a rede se comporta para depois planejar novas expansões". Atualmente são quase mil pontos na capital carioca e 1700 na capital paulista.

Autenticação automática

A infraestrutura é compartilhada, mas em cada hotspot haverá a separação lógica em duas redes: a Claro Wi-Fi Max e a NET Vírtua Wi-Fi. Clientes com planos de dados da Claro e com aparelhos (smartphones, tablets e notebooks) compatíveis com a tecnologia EAP-SIM serão autenticados automaticamente na rede, sem precisar passar por uma tela de login, desafogando as redes móveis da operadora. Os clientes com pacotes de dados acima de 500 MB e planos de banda larga acima de 2 GB são elegíveis ao serviço.

Combo Multi

Mas a política de uso dos hotspots mostra que as empresas estão tentando incentivar a adoção de pacotes completos de serviços. Apenas clientes do chamado Combo Multi (que integra TV por assinatura, banda larga e telefonia fixa da Net/Embratel com a telefonia móvel da Claro) podem ter acesso ilimitado aos hotspots. Clientes apenas da Net com TV e banda larga ou apenas da Claro com planos de dados podem se conectar até 2 horas/dia. O limite cai para 1 hora/dia se o cliente assinar apenas a banda larga da Net.

"Nossa política de acesso do Wi-Fi foi estabelecida de forma que incentive a adoção completa dos nossos serviços. A gente sabe que para nossos clientes viverem uma experiência integrada e atrativa de todos os serviços ainda temos muito trabalho a fazer, mas esse lançamento já traduz o nível de sinergia com que estamos trabalhando", conta Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.