Regulamentação do backhaul chega ao conselho

A Anatel pode encaminhar para consulta pública ainda nesta semana a proposta de regulamento do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) que esclarecerá a natureza do novo backhaul de banda larga. A proposta de regulamentação está na pauta da próxima reunião do Conselho Diretor da Anatel, marcada para quarta-feira, 18.
O regulamento chega ao comando da Anatel com sete meses de atraso com relação à previsão do governo. Pelo decreto 6.424/2008, que alterou o PGMU em vigor, a Anatel tinha até agosto de 2008 para editar as regras relacionadas com o backhaul. O atraso teria ocorrido por conta da agenda tumultuada da autarquia no ano passado, com a alteração também do PGO e a análise da compra da Brasil Telecom pela Oi.
Mesmo com atraso, a regulamentação pode pôr fim a um dos problemas que a agência vem enfrentando desde o final do ano passado: a suspensão, pela Justiça, da troca das metas por conta de dúvidas com relação à reversibilidade da infraestrutura do backhaul. Para tentar reverter as diversas decisões negativas na Justiça, a Anatel tentou incluir no contrato uma cláusula garantindo o retorno da rede à União. A estratégia não teve sucesso, pois as concessionárias querem primeiro ver o regulamento para depois, se necessário, concordarem com mais uma alteração contratual.

Notícias relacionadas
Serpro
Outro assunto espinhoso na Anatel voltará ao Conselho Diretor nesta semana, como já havia antecipado este noticiário. Trata-se do processo envolvendo a licença de SCM do Serpro, por meio da qual a empresa oferece serviços de dados na Infovia Brasília. Há dois anos o Serpro não recolhe os encargos setoriais, como Fust e Funtel, e estava com sua licença suspensa por um pedido de extinção emitido por ela mesma.
Até o momento, a posição da relatora, conselheira Emília Ribeiro, é que o pedido de extinção da licença seja anulado e que as dívidas sejam cobradas da empresa estatal. O processo saiu de pauta na semana passada porque os demais conselheiros ainda não estavam seguros sobre a saída encontrada para o caso, e pretendiam propor alternativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!