Além de já ter alcançado uma penetração de 100% de 3G, a japonesa NTT DoCoMo está prestes a conquistar uma nova marca: de acordo com o presidente e CEO da operadora, Ryuji Yamada, a receita média por usuário (ARPU) de dados deve ultrapassar a ARPU de voz em março próximo. Nos últimos três anos, a ARPU de voz caiu de quase 5 mil Ienes para cerca de 3 mil Ienes. Nesse período, a receita média por usuário de dados vem mantendo uma curva pequena de crescimento, porém constante.
A NTT acredita que o segmento de comunicação machine-to-machine (M2M) tem grande potencial para gerar mais receitas. "Hoje temos cerca de 3,86 milhões de módulos conectados, o que representa 44% do mercado de M2M no Japão, e devemos chegar a 2015 com 14,95 milhões de módulos", prevê Yamada.
A NTT aposta na expansão do número de dispositivos conectados para, em conjunto com fornecedores e parceiros de conteúdo, oferecer serviços diferenciados e convergentes e não ser apenas um "dumb pipe", ou seja, simplesmente um cano de tráfego de dados. "Estamos suscetíveis a nos tornar um dumb pipe, mas estamos determinados a não perder essa corrida", avisa Yamada. "Nossa estratégia é expandir nossa base de smartphones, implementar a infraestrutura de LTE e introduzir novos serviços convergentes", complementa. A ideia é expandir a conectividade para equipamentos industriais, automóveis e aparelhos eletrônicos de consumo. A meta da operadora é que esses novos serviços gerem 100 bilhões de Ienes em receitas até 2012.
"Internet of everything"
Para o chairman e CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, o telefone terá papel fundamental em um mundo em que tudo estiver conectado. "O telefone estará no centro de tudo, orquestrando todo esse ambiente complexo; porque se vamos interagir com todos esses dispositivos, é bom que seja algo transparente, simples e seguro".
Um das possibilidades, segundo Jacobs, é que tenhamos, num futuro não muito distante, uma série de serviços de interação peer-to-peer baseados em proximidade. "Até 2014, 70% de todos os eletrônicos de consumo terão conectividade com a internet e, na área de mobile health, mais de 400 mil sensores corporais sem fio serão fabricados", aponta.
Já o presidente e CEO da Nokia, Stephen Elop, destacou que o compromisso da fabricante é conectar o próximo bilhão de pessoas à Internet. "Não podemos esquecer que 8% da população estão fora do alcance da cobertura de telefonia móvel, mas podemos mudar isso em uma ação coletiva", diz. A Nokia está investindo para inserir browsers, redes sociais e serviços em parceria com operadoras e desenvolvedores locais em seus aparelhos de baixa gama.