John Deere terá sinal da Starlink em maquinário agrícola no Brasil e EUA

Trator da John Deere em operação na colheita de grão em fazenda
Trator da John Deere em operação na colheita de grão em fazenda

A fabricante de equipamentos para agronegócio John Deere anunciou um acordo com a SpaceX, empresa aeroespacial que integra o portfólio de Elon Musk, para oferecer serviços de conectividade via satélite em máquinas agrícolas.

O projeto utilizará a rede da Starlink, constelação de satélites de baixa órbita (LEO) da SpaceX. Inicialmente, apenas produtores do Brasil e dos Estados Unidos terão acesso à iniciativa, que tem previsão de início no segundo semestre de 2024. 

Notícias relacionadas

Para isso, as concessionárias da fabricante de equipamentos agrícolas deverão instalar um terminal da Starlink em máquinas compatíveis da John Deere. A solução de conectividade via satélite deve estar disponível tanto para máquinas novas, quanto em parte das já existentes. A empresa diz que os tratores testados para condições agrícolas severas também contarão com um modem 4G LTE, para conectá-los a centros de operações.

De acordo com a dupla, a parceria permitirá que desafios de conectividade sejam superados no agronegócio, permitindo o aproveitamento integral de tecnologias de agricultura de precisão, maior autonomia, compartilhamento de dados em tempo real e comunicação entre as máquinas. O resultado, nas palavras do vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere, Aaron Wetzel, será um ganho de produtividade e crescimento de rentabilidade nas operações de clientes do agro.

"Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento do seu desempenho. Cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável", afirmou Wetzel, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!