CCTCI vira moeda na sucessão à presidência da Câmara

Há duas semanas, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), deputado Walter Pinheiro (PT/BA), surpreendeu muita gente ao pedir o apoio dos demais parlamentares durante uma audiência para evitar a cisão da comissão. O desabafo de Pinheiro foi cauteloso e não revelou de onde teria partido a estratégia de dividir o grupo, nem como ela seria colocada em prática. Tudo leva a crer que o motivo da prudência tem relação com o tamanho da briga: a CCTCI teria virado moeda nas negociações para a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados.
Segundo altas fontes partidárias, a idéia de cindir a comissão em duas partiu do PSB e tem o apoio do líder Márcio França (PSB/SP). A proposta é ter uma comissão apenas para Ciência e Tecnologia, deixando questões relacionadas aos temas de comunicação, com outro grupo de deputados. Apesar de a cisão não ser vista com bons olhos pelos grandes partidos representados na Câmara, a sugestão tem agitado os bastidores da eleição para presidente da Casa. Isso porque o PSB está disposto a votar em quem abraçar a idéia.
A estratégia teria potencial para beneficiar o candidato Ciro Nogueira (PR/PI). Assim como Severino Cavalcanti (PP/PE), que chegou a presidência da Câmara em 2005 após uma conturbada eleição, Nogueira tem o perfil de "azarão" na disputa para a cadeira em 2009. Regimentalmente, o partido com a maior bancada na Câmara escolhe o presidente. Sendo hoje este partido o PMDB, com 92 deputados, seguida a regra do regimento seria eleito o candidato desse partido: Michel Temer (PMDB/SP). No entanto, a Câmara tem optado por fazer votações para a sucessão, onde o "candidato oficial" disputa com outros pleiteantes ao cargo.

Notícias relacionadas
O PSB teria oferecido o voto de seu partido aos candidatos desde que a CCTCI seja dividida. O interesse do PSB está na área tecnológica, apesar de a radiodifusão ser alvo de diversos interesses políticos históricos. Com o regimento a seu favor, o PMDB teria rejeitado a oferta. Outros partidos de peso dentro da Câmara, como PSDB, DEM e PT, também são contra a idéia de cindir a comissão. Ainda assim a idéia pode movimentar alguns partidos.
Não se sabe no momento se todo o chamado "bloquinho" – bloco parlamentar que reúne PSB, PDT, PCdoB, PMN e PRB – concorda com a proposta do PSB. Mas alguns parlamentares temem que a sugestão ganhe força e crie uma união entre os partidos menores para a eleição de Nogueira. Como Ciro Nogueira já entrou em desvantagem na disputa – uma vez que a grande negociação para a presidência tem se dado entre o PMDB e o governo – existe a preocupação de que o candidato esteja "disposto a tudo" para reunir votos.
Parlamentares da comissão têm se movimentado para anular a idéia. Mas assim como no início deste ano a CCTCI foi alvo de diversas disputas partidárias por conta da renovação de concessões de grandes emissoras de TV, o fim de 2008 tem se revelado bastante conturbado. Nos corredores da Câmara, a aposta é que a cisão não prosperará. Resta agora observar a movimentação dos partidos na votação, agendada para a primeira semana de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!