Claro e Embratel lançam solução de data analytics para mídia exterior

Foto: Freepik

A Claro e a Embratel anunciaram, nesta terça-feira, 15, o lançamento do Claro GeoData OOH, nova modalidade da solução Claro GeoData indicada para o mercado de mídia exterior – ou as publicidades exibidas em painéis na rua, shoppings e estações de ônibus e metrô, por exemplo, e também conhecidas como mídia out of home (OOH).

Por meio de informações agregadas de deslocamento de pessoas geradas diariamente por antenas da Claro em todo País, agências de publicidade, marcas e veículos de OOH passam a ter dados sobre o desempenho do mobiliário publicitário out of home, segundo a dupla. O objetivo, afirma a operadora, é que esses insights auxiliem na projeção de campanhas mais assertivas e com custos otimizados.

A família Claro GeoData também está disponível em modalidades voltadas para setores do mercado como turismo, mobilidade e localização. Segundo Tomaz Oliveira, diretor executivo de alianças estratégicas da Embratel, a tecnologia apresenta assertividade superior a 95% sobre o fluxo e deslocamento de pessoas.

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A plataforma

Após coletar os dados, o Claro GeoData OOH disponibiliza as informações numa plataforma de maneira anonimizada e agrupada. A solução também faz uso de machine learning, que trabalha para fornecer estatísticas avançadas e análises em segundos.

Com isso, as companhias afirmam que é possível obter precificação correta da publicidade em determinado ponto, além de um diagnóstico mais preciso da audiência projetada e atingida nas ações. A operadora diz ainda que "a plataforma possui interface amigável criada com técnicas de design thinking para um acesso simples e intuitivo aos usuários".

Por meio das impressões é possível saber, por exemplo, o número de vezes que uma publicidade foi vista; a quantidade de dispositivos únicos que indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha; e o alcance, que significa a porcentagem da população potencialmente exposta à comunicação.

"O Claro GeoData OOH apoia na promoção de mídias out of home com mais exatidão para atingir os públicos necessários de modo mais eficiente e com alto grau de personalização, além do planejamento com melhor utilização de recursos", explicou Oliveira. "Processando mais de cinco bilhões de dados de deslocamento por dia, a plataforma permite aos usuários criar pontos específicos para análise em qualquer local do País, considerando a rua e a orientação do mobiliário publicitário. Assim, levaremos o setor ao próximo nível de digitalização, com ganhos enormes", diz.

"Com base em alto volume amostral da solução, somos capazes de fornecer insights confiáveis para apoiar na tomada de decisões dos negócios", resumiu Carlos Araujo, diretor de Novos Negócios da Claro.

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