Há mais de um ano em andamento, a venda das operações irlandesas para o grupo de Hong Kong Hutchison Whampoa continua em desenvolvimento, segundo informou a Telefónica nesta terça, 15. A companhia, que anunciou a venda da Telefónica Ireland (O2) em junho de 2013, comunicou à comissão de valores espanhola (CNMV) em fato relevante que a transação ainda está em andamento, mas não deu nenhuma expectativa a não ser uma indicação que espera que a conclusão seja até o terceiro trimestre – ou seja, até setembro.
No comunicado, a companhia apenas diz que "uma vez que as autorizações regulatórias relevantes tenham sido obtidas, a transação será completada". O valor desembolsado pela Hutchison Whampoa continua o mesmo: 850 milhões de euros, com pagamento inicial de 780 milhões de euros em dinheiro e, uma vez cumpridas metas financeiras estabelecidas no contrato, o pagamento adicional dos outros 70 milhões de euros restantes. A conclusão da transação não terá impacto nos resultados de 2014, de acordo com a empresa.
A expectativa fica entendida ao se falar do objetivo da venda. O valor deverá ser destinado ao abatimento da dívida do grupo espanhol "que será registrada no terceiro trimestre deste ano", o que indica que a empresa espera concluir os trâmites burocráticos para finalizar a venda nesse mesmo prazo. Ao final do primeiro trimestre, a dívida líquida estava em 42,724 bilhões de euros.
No entanto, não seria a primeira previsão que não se concretiza. Em maio, o diretor de desenvolvimento financeiro e corporativo da Telefónica, Angel Vila, afirmou na conferência do trimestre para analistas que esperava concluir a venda no "segundo trimestre", ou seja, até junho passado.