O termo Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) foi cunhado para facilitar a compreensão para o grande público de serviços de comunicação entre máquinas, também chamados de M2M (machine-to-machine). Em uma tentativa de explicá-lo para a massa de consumidores, a Telefônica/Vivo criou um hotsite dedicado ao tema, no qual um personagem faz uma apresentação didática sobre IoT, abrangendo desde carros conectados, até soluções para cidades inteligentes, passando por wearable devices, m-health e casas conectadas.
No site, a empresa aborda também algumas das suas primeiras experiências nessa área, como o projeto na cidade paulista de Águas de São Pedro e o carro conectado da Tesla, na Europa.
O site foi desenvolvido pela agência Tritone Interactive.
Análise
Com a queda da receita com chamadas de voz e SMS, assim como a pressão da margem de lucro no tráfego de dados, as operadoras de telecomunicações precisam desenvolver novas fontes de receita de valor adicionado. O grupo Telefônica e outras teles ao redor do mundo já identificaram que soluções de IoT podem ser um dos caminhos, especialmente nos segmentos de cidades inteligentes, saúde, residências e automóveis. A comunicação de forma clara para o grande público é fundamental para o sucesso desses serviços e pode ajudar a acelerar sua adoção.